quinta-feira, 28 de maio de 2015

ELEITORAL - PG tem até setembro para cadastrar 234 mil eleitores - JMNEWS.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA

PG tem até setembro para cadastrar 234 mil eleitores
                                           
Caso recadastramento de pelo menos 200 mil eleitores não seja realizado até setembro, Ponta Grossa terá segundo turno inviabilizado nas eleições municipais do próximo ano
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inicia na manhã de hoje o recadastramento dos 234 mil eleitores no sistema biométrico. O prazo se estende até 30 de setembro e os ponta-grossenses que não comparecerem no Fórum Eleitoral terão o título cancelado.
Para a juíza da 197ª zona eleitoral do Paraná, Laryssa Copak Muniz, o recadastramento biométrico é um desafio para o município. “Recadastrar mais de 230 mil eleitores em quatro meses certamente é um desafio”, diz.
A juíza afirma, também, que as consequências do não recadastramento podem ser negativas não só para o eleitor que não comparecer no cartório, mas também para cidade. “Além do cancelamento do título e das sanções previstas ao cidadão, nós perderíamos o segundo turno, o que seria um prejuízo e retrocesso para a cidade”, conta.
Laryssa explica que o segundo turno só acontece nos municípios que possuem mais de 200 mil eleitores. Para que os candidatos de Ponta Grossa tenham a possibilidade de ‘desempatar’ a disputa pela Prefeitura ono ano que vem, pelo menos 85% do eleitorado da cidade deve comparecer no cartório até 30 de setembro.
Para impulsionar os atendimentos, o TRE formalizou, na manhã de ontem, o termo de cooperação com a Prefeitura. O Governo Municipal cederá 65 estagiários ao Fórum e dará suporte na campanha de conscientização da biometria. “Estou feliz de poder auxiliar nesse momento. Passaremos a integrar o seleto grupo de municípios do país que possuem essa modernização e esse avanço na tecnologia, e principalmente com relação à legitimidade e transparência”, disse o prefeito Marcelo Rangel (PPS), durante a solenidade que oficializou o convênio com o TRE.
Nesta quinta-feira, 15 guichês já devem estar em funcionamento para atender os eleitores. O número deve aumentar conforme a demanda, até totalizar 65. Os cidadãos devem levar o título de eleitor e comprovante de residência para realizar o recadastramento, entre as 9 horas e as 18 horas, de segunda a sexta. O atendimento também pode ser agendado pelo site do TRE-PR.
BIOMETRIA NO PARANÁ
Projeto abrange 65% do eleitorado
Em visita a Ponta Grossa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Jucimar Novochadlo , disse que 65% do eleitorado do Paraná deve contar com eleições biométricas já no próximo ano. O Projeto Biometria 2015 está em andamento em 86 municípios do Estado, entre eles Ponta Grossa. No ano passado, dez cidades já participaram do processo. “É um projeto para o Brasil, onde 50 milhões de eleitores serão recadastrados até janeiro de 2016. No Paraná serão três milhões de eleitores e o processo envolve 86 cidades”, afirmou. “Um dos motivos é a segurança, a qual a urna já tem hoje, mas com a biometria será garantida a segurança no processo de identificação dos eleitores”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário