terça-feira, 19 de maio de 2015

plantaodacidade.com.br veiculou: Ação estimula doações em comemoração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Ação estimula doações em comemoração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano
   
Assessoria
Nesta terça-feira (19), é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O Banco de Leite Humano do Hospital da Criança, Prefeito João Vargas de Oliveira, promoverá uma ação no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, das 9h às 15h, para estimular às doações de leite humano e a arrecadação de frascos para a coleta. Na ocasião, serão entregues panfletos, haverá exposição de banner e cartazes que mostrarão o trabalho do Banco de Leite Humano para os funcionários, pacientes e comunidade. Além disso, serão distribuídos folders e cartazes para os hospitais e Unidades de Saúde do município.“Pretendemos sensibilizar as mães, profissionais de saúde e toda a comunidade, sobre a importância deste gesto, que salva muitas vidas, e muito contribui para a redução da mortalidade infantil”, diz a coordenadora do Banco de Leite Humano, Ana de Bastiani.
Em Ponta Grossa o Banco de Leite Humano, recebe mensalmente em média 90 litros de leite de aproximadamente 70 doadoras. Esse leite após ser pasteurizado é distribuído para os hospitais e utilizado principalmente nas UTIs neonatais, para os recém nascidos prematuros e/ou de baixo peso que não sugam, infectados, portadores de imunodeficiência ou outras condições de risco.
“Atualmente, o leite doado não é suficiente para atender toda a demanda dos hospitais do município. A falta do leite materno prejudica o desenvolvimento e o tratamento dos recém nascidos prematuros, principalmente nos casos de maior risco”, salienta Ana.
Para ser doadora à mãe deve ter leite excedente, estar amamentando o seu bebê, ser saudável, não ser tabagista ou etilista e não fazer uso de drogas ilícitas. Será realizado um cadastro e fornecido o material e orientações necessárias para a coleta. Semanalmente equipes vão até as residências buscar o leite coletado.
As pessoas que tiverem frascos de vidros com tampa de plástico e quiserem doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano. Os frascos doados, após a limpeza e esterelização, serão encaminhados para as doadoras para o armazenamento do leite humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário