quarta-feira, 6 de maio de 2015

plantaodacidade.com.br veiculou: Semana da Cultura Bruno e Maria Enei começa no sábado

Semana da Cultura Bruno e Maria Enei começa no sábado


   
Assessoria
Música, teatro, cinema, artes visuais e literatura estarão reunidas na programação da 29ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, realizada anualmente pela Fundação Municipal de Cultura. O evento começa no próximo sábado, 9, e segue até o dia 17 de maio, com todas as atividades gratuitas.
A abertura oficial, que acontece às 20h do sábado, na Mansão Villa Hilda, terá a vernissage da exposição ‘Leitura Patrimonial’, da artista plástica Lenita Stark, apresentação musical de festeiros da Casa do Divino e lançamento do livro ‘Ballet no mundo da dança’, do professor da dança boliviano Renan Castellon. Na segunda-feira, 11, compositores locais se reúnem para tocarem suas obras em mais uma edição do Samba do Trilho, às 20h, na Estação Arte.
Já entre os dias 11 a 13 de maio, alunos de três escolas municipais poderão assistir ao espetáculo teatral ‘Sentido Único: cultura educa’. A peça, realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), vai passar pelas escolas Aldo Bonde, Ernesto Vilela e Maria Coutin, com apresentações às 10h30 e 13h30.
A Biblioteca Pública Municipal recebe, entre os dias 11 e 15 de maio, a exposição Varal de Poesias do Bando da Leitura, com obras de autores locais. O espaço funciona das 8h às 19h. Na quarta-feira, 13, o Coro Cidade de Ponta Grossa faz o lançamento da Temporada 2015, que tem como slogan ‘Abrace. Abra-se’. Vai ser às 20h, no auditório B do Cine-Teatro Ópera.
A noite principal da Semana da Cultura será na quinta-feira, 14, no auditório A do Cine-Teatro Ópera, a partir das 20h. No evento acontece a entrega dos Prêmios Culturais 2015, onde serão homenageados oito artistas ponta-grossenses em diversas áreas. Receberão os prêmios os artistas Marga Nye Cominato, Alfredo Mourão de Andrade, Banda Cadillac Dinossauros, Camila Leria do Amaral, Maria Conceição Ferreira, Isolde Maria Waldmann, Maestro Miroslav Kreinski e Matteo Domenico Di Giorgio (in memorian). Na mesma noite, tomam posse os novos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, eleitos para a gestão 2015-2017. A Banda-Escola Lyra dos Campos faz ainda seu concerto de gala em homenagem ao Maestro Paulino Martins Alves, fundador da instituição.
A programação segue no dia 15 de maio, sexta-feira, com o lançamento do CD ‘Choro entre amigos’, de Marcelo Hilgenberg e Diego Coelho. A atração também acontece às 20h, no auditório B do Cine-Teatro Ópera. No sábado, 16, duas atividades começam às 14h. No Parque Shangrilá, a comunidade pode participar de uma Ação Cultural, com apresentações musicais, dança e oficinas. Já na Biblioteca Pública Municipal, as crianças poderão passar ‘Uma tarde na Biblioteca’, com contação de histórias e atividades culturais infantis.
Fechando a agenda de eventos, no domingo, dia 17, acontece a Mostra de Vídeo-documentários do Projeto Constelação, às 18h, no auditório B do Cine-Teatro Ópera, e abertura das exposições ‘Reminiscências’, de Mariângela Digiovanni e Rosane Volpi Santos, e ‘Ecos’, de Daniel Masetto. A programação completa pode ser conferida no www.culturapg.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário