segunda-feira, 28 de maio de 2012

ESSA SEMANA TEM GREVE. FIQUE ATENTO.

Funcionários da VCG deflagram greve

Aproximadamente 700 funcionários da Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo transporte coletivo em Ponta Grossa, aderiram à greve ontem a tarde. Dos 1,3 mil funcionários da empresa, 699 votaram a favor da realização da greve. A paralisação das atividades deve ocorrer a partir de quarta-feira, ainda durante a madrugada, quando funcionários prometem efetivar mobilização em frente à sede da empresa.

Para Noel Machado da Silva, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rodoviários de Ponta Grossa, a categoria está comemorando uma vitória. “Esse é o primeiro ano em que a categoria está unida, para nós é uma grande conquista. A posição do sindicato será sempre em favor da categoria”, diz.

A paralisação deve ocorrer a partir de quarta-feira. Uma mobilização em frente à empresa está marcada para as 2 horas da manhã. “Nós vamos nos concentrar lá esse horário e vamos permanecer até que a empresa se manifeste, ela também pode se manifestar antes da paralisação”, explica Noel.

Em nota, a Viação Campos Gerais informou que recebeu a confirmação da deflagração da greve ontem às 17 horas pelo Sindicato dos trabalhadores da categoria e que irá tomar as medidas cabíveis na segunda-feira. “A empresa informa que está estudando medidas judiciais para minimizar os impactos à população. Isso deverá ser feito na segunda para garantir que 30% do serviço funcione”.

Trâmites

Para que a greve aconteça de forma legal, alguns trâmites devem ser cumpridos. “Uma nova assembleia será realizada pelo sindicato, terça-feira, às 20 horas para que a categoria possa tratar assuntos relacionados à paralisação”, explica Ricardo Machado, advogado e assessor jurídico do sindicato.

De acordo com Machado, é preciso respeitar o prazo mínimo de 72 horas contadas a partir de hoje. “É necessário aguardar esse tempo para que a população fique informada e possa se organizar. Nós temos uma comunidade que depende do transporte coletivo”, diz.

Elemento

Reivindicação

A categoria não aceitou a proposta da empresa que seria um reajuste salarial de 5,10% e ticket no valor de R$ 50. Os funcionários pedem 13,5% de reajuste salarial. Desse valor seriam 5% de ganho e 5% de inflação. A classe solicita também R$ 250 de ticket.

Nenhum comentário:

Postar um comentário