Surge (e depois some) a primeira imagem oficial do Fiat 500X
Do UOL, em São Paulo (SP)
Fiat 500X em primeira foto oficial: dianteira e traseira inspiradas no Cinquecento
No entanto, desde então não foi possível encontrar uma eventual versão anterior da imagem (que UOL Carros mantém publicada) usando as ferramentas de busca online.
A revista italiana Quattroruote, por sua vez, disse em sua página na web que a imagem é autêntica, mas afirmou também que a Fiat, consultada, negou categoricamente a presença do SUV no evento de Genebra -- mas não a procedência da foto. Esta desapareceu do site oficial do salão, sem mais explicações...
FAMÍLIA
A única aparição incontestável do 500X aconteceu em julho de 2012, em Turim (cidade-sede da Fiat), durante a apresentação do 500L, minivan que inaugurou a gama inspirada pelo compacto retrô -- a qual, na verdade, utiliza a plataforma do Punto alongada. Na ocasião, o "suvinho" foi mostrado de surpresa e muito rapidamente, numa ação que serviu para mostrar a seriedade das intenções da Fiat quanto à nova família (que, especula-se, poderia se transformar numa submarca).
O 500X será fabricado em Melfi, na Itália, onde também será produzido um modelo Jeep "irmão" do carro da Fiat -- ainda não está claro se este será um "rebadging" do 500X (como é o Freemont em relação ao Dodge Journey) ou um modelo com características próprias mais acentuadas. O certo é que será o carro de entrada da marca norte-americana.
Com ou sem o 500X, Genebra verá o surgimento de outro SUV compacto, o Peugeot 2008, com fabricação brasileira prevista para 2014 e base no hatch 208 (que chega às lojas em abril). Tanto o 500X quanto sua variação da Jeep (marca do grupo Chrysler, hoje pertencente à Fiat) são candidatos a ocupar a linha de montagem da fábrica de Goiana (PE), que deve começar a funcionar em 2015.
Tudo isso acontece num momento em que a Fiat revê drasticamente seus planos para o 500, cuja carreira nos Estados Unidos não vai bem. A fabricação do Cinquecento no México, dedicada ao abastecimento do mercado ianque (e que refletiu num preço bem menor para o Brasil), pode ser encerrada. O carrinho seria montado apenas na Polônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário