sábado, 16 de novembro de 2013

jmnews.com.br veiculou - Nordestino passa necessidade em Ponta Grossa

Longe de casa

Publicado em 15 de Novembro de 2013, às 00h05min | Autor: Da Redação

Nordestino passa necessidade em Ponta Grossa

João Batista da Silva, 44 anos, está há vários dias pedindo esmolas no cruzamento da Rua Augusto Ribas com Rua do Rosário, Centro de Ponta Grossa.

 
Credito: Thiago Terada Credito: Thiago Terada
Sem trabalho, João recorre à esmola
João Batista da Silva, 44 anos, está há vários dias pedindo esmolas no cruzamento da Rua Augusto Ribas com Rua do Rosário, Centro de Ponta Grossa.
Viajando como andarilho, ele partiu de Natal, no Rio Grande do Norte, e no trajeto perdeu parte de seus documentos, incluindo a Carteira de Trabalho. Apenas com o RG, Silva, que trabalhava como pintor, não conseguiu mais emprego.
Ele está em Ponta Grossa há pouco mais de três meses e, há dois meses e meio, dorme em uma construção abandonada no Bairro Nova Rússia. Nesse período, só conseguiu trabalhar por três dias em uma empresa transportadora.
“O mais difícil é conseguir fazer o título de eleitor. Me disseram que eu preciso voltar para Natal para fazer o documento. E está ainda mais complicado porque eu não votei, nem justifiquei falta nas últimas eleições”, diz Silva.
Ele diz que buscou auxílio junto à Secretaria de Assistência Social da cidade, que informou não poder ajudar porque não tinha verba para isso, especialmente considerando que ele precisaria de uma passagem para voltar para o Nordeste. Sendo assim, ele continua vivendo de esmolas, no centro da cidade.
Creas POP oferece auxílio diário para moradores de rua
A coordenadora do Creas POP, Rose Cristóforo, entidade municipal que atende a moradores de rua, diz que Silva ainda não procurou os serviço da Instituição, e que recuperar os documentos é mais fácil do que ele pensa. “Não importa de onde ele é, a gente pede segunda via, mesmo que ele não tenha votado nas eleições anteriores. Conseguimos isso a partir de mais dados fornecidos por ele, e entrando em contato com o cartório da cidade de onde ele veio”, explica. Rose também destaca que o Creas POP auxilia inúmeros andarilhos, até mesmo com refeições, na Rua General Carneiro, 939, Centro de Ponta Grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário