domingo, 22 de fevereiro de 2015

Saúde da mulher: cuidados devem começar desde cedo - DCMAIS.COM.BR VEICULOU

Saúde da mulher: cuidados devem começar desde cedo

MIchelle Pavoni
21/02/2015 às 23:00 - Atualizado em 21/02/2015 às 23:00

Com a proximidade do dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Diário dos Campos buscou um especialista da área de ginecologia para falar a respeito da saúde feminina. A data é marcada pela história que remete às diversas lutas das mulheres perante a sociedade por direitos iguais. Hoje, depois de diversas conquistas, a maioria das mulheres precisa dar conta da vida profissional, da divisão de atividades da casa e cuidados com os filhos e, é claro, cuidar da saúde.
O ginecologista e presidente da Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG), Dr. Gilmar Nascimento, falou sobre os cuidados que as mulheres devem manter com a saúde do corpo ao longo da vida em todas as idades. Ele comenta que enxerga o profissional da ginecologia como ‘médico de vida’, aquele que vai acompanhar e cuidar da saúde da mulher em todas as faixas etárias. “O ideal é a mulher começar a ser acompanhada desde menina, antes mesmo da menarca, que é a primeira menstruação”, explica. De acordo com o médico, é extremamente indicado que a mãe comece a levar a filha junto nas consultas desde cedo. “A tendência natural para as meninas é mudar do pediatra para o ginecologista. A melhor forma de fazer essa transição é quando a mãe vai consultar o ginecologista já ir levando a filha para ela ir se familiarizando com o ambiente e a rotina das consultas”.

Divulgação
Mães devem orientar as filhas sobre a importância das consultas antes mesmo da menarca

Transição
Quando a menina tem sua primeira menstruação, é normal que ocorram algumas irregularidades. Nos primeiros meses o período menstrual não segue um ciclo e um fluxo regular, causando desconfortos para a jovem, que está experimentando um processo de mudança hormonal. O Dr. Gilmar Nascimento explica que uma das queixas mais comuns neste período é a recorrência de corrimentos. “Isso ocorre bastante, pois muda o ph e o fator hormonal. Portanto, quando a menina começa a menstruar, a gente costuma orientar sobre uma higiene diferenciada, uso de sabonete íntimo e aproveitamos, inclusive, para falar sobre sexualidade”.
Mudanças
Em relação ao início da atividade sexual, o médico explica que as primeiras orientações são em relação à anticoncepção, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), gravidez na adolescência, além das orientações sobre exames médicos. “A partir do momento que a jovem inicia a vida sexual, muda o protocolo. O exame ginecológico já é diferente e reforçamos a questão do uso de preservativo, independente de tomar pílula ou não”.
Em relação à pílula anticoncepcional, Nascimento explica que não existe idade mínima para começar a tomar. “A anticoncepção é diretamente proporcional à atividade sexual”, reforça.

Divulgação
Dr. Gilmar Nascimento: “O ideal é a mulher começar a ser acompanhada desde menina, antes mesmo da menarca”

Nenhum comentário:

Postar um comentário