quinta-feira, 17 de maio de 2012

TECNOLOGIA E CURIOSIDADES! SITE INTERPONTA.COM.BR

França: pesquisadores criam papel de parede que protege Wi-Fi

Pesquisadores franceses do Instituto Politécnico de Grenoble, em parceria com o Centre Technique du Papier, desenvolveram um papel de parede capaz de bloquear sinais Wi-Fi, o MetaPaper. As folhas, produzidas à base de celulose, podem proteger lares e escritórios de ondas eletromagnéticas emitidas no ambiente externo.

Ao contrário de outras tecnologias que bloqueiam sinais, baseadas na gaiola Faraday (que bloqueia todo o tipo de radiação eletromagnética), o papel de parede francês veta apenas um grupo seleto de frequências usadas por conexões wireless, em especial as do tipo LAN, permitindo a transmissão de ondas como as de rádio e telefonia celular.

De acordo com o site ReadTechNews, o MetaPaper está sendo licenciado para um fabricante finlandês e, segundo seus criadores, o preço final do produto deverá ser "equivalente ao de outros papéis de parede de qualidade". As vendas ao consumidor tem início previsto para 2013.

Durante uma demonstração de funcionamento do papel de parede, o diretor de estudos da School of Advanced Systems and Networks do Instituto Politécnico de Grenoble, Pierre Lemaitre-Auger, destacou que o MetaPaper pode ser usado em áreas como hospitais, teatros e hotéis para previnir e controlar a entrada de ondas eletromagnéticas geradas por Wi-Fi, protegendo também a saúde das pessoas e não somente computadores e seus dados.

Ele acrescentou que "pessoas que querem a oportunidade de se proteger e ter níveis muito baixos de ondas de rádio em seu apartamento" também poderão usufruir do produto. Além disso, o MetaPaper também evita que usuários "não convidados" se aproveitem de conexões Wi-Fi.

De acordo com seus desenvolvedores, o papel de parede também pode ser impresso industrialmente, para melhores efeitos decorativos, e pode ser aplicado sobre superfícies de gesso ou madeira com a mesma efetividade de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário