segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SEMANA DA CONCILIAÇÃO - JUSTIÇA DO TRABALHO

Circuito da Conciliação busca acordo em mais de 3 mil processos trabalhistas no Paraná

As audiências ocorrem simultaneamente em 36 unidades judiciárias de todo o Estado durante a Semana Nacional da Conciliação



De 28 de novembro a 2 de dezembro ocorre, no Tribunal Regional do Trabalho, o 2º Circuito da Conciliação. O objetivo é conseguir o maior número possível de acordos, promovendo a cultura da conciliação, durante a Semana Nacional da Conciliação organizada pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o Brasil. Neste ano, o foco principal é a inclusão de processos em fase de execução nas tentativas conciliatórias. Também de 28 de novembro a 2 de dezembro será realizada a Semana Nacional da Execução.

No Paraná, as audiências ocorrem simultaneamente em 36 unidades judiciárias (34 Varas do Trabalho e os Juízos Auxiliares de Conciliação de 1º e 2º Graus – JACs 1 e 2). Em Curitiba, as audiências ocorrerão nos Juízos de Conciliação, na Avenida Vicente Machado, 400, no prédio anexo, 6º andar, das 9 às 17 horas. Também irão ocorrer na 5ª, 7ª, 8ª, 12ª e 13ª Varas do Trabalho.

Dentre os três mil processos em negociação, há um cujo pedido veio de forma inusitada. O ex-sócio de uma empresa de importação e exportação alimentícia quer o desbloqueio de sua conta bancária e fez, ele mesmo, o pedido à Justiça em um papel escrito a mão. Sem advogado e sem mais nenhum vínculo com a empresa, solicitou uma conciliação. Na Justiça do Trabalho, é possível peticionar sem a assistência de um advogado.

Para ajudar a encontrar as partes integrantes dos processos trabalhistas e tentar acordo, os Juízos Auxiliares de Conciliação de 1º e 2º Graus (Jacs 1 e 2) trabalham intensamente, inclusive com a ajuda de uma nova ferramenta: o Facebook. “A nossa página já contatou várias pessoas que nos retornaram em busca de informações sobre os processos pendentes”, explica a chefe da Divisão de Conciliação, Marieta Giannico de Coppio Siqueira Nobile. Quem quiser seguir as novidades sobre a conciliação no TRT-PR no Facebook pode acessar a página diretamente no site www.facebook/jacs.trtpr.

As audiências de conciliação serão realizadas nas seguintes unidades judiciárias: Juízos Auxiliares de Conciliação de 1º e 2º Grau (Jac1 e Jac2), Varas do Trabalho de Apucarana, Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Cambé, Castro, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Jaguariaíva, Nova Esperança, Palmas, Paranavaí, Wenceslau Braz, 5ª, 7ª, 8ª, 12ª e 13ª Varas de Curitiba, 2ª Vara de Foz do Iguaçu, 2ª, 5ª e 7ª Varas de Londrina, 2ª e 5ª Varas de Maringá, 3ª Varas de Paranaguá, 1ª e 2ª Varas de Ponta Grossa, 1ª, 2ª e 3ª Varas de São José dos Pinhais, 1ª e 2ª Varas de Umuarama e Posto de Atendimento de Palotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário