Transporte
solução para PG pode ser pavimento de concreto
Experiência na aplicação mostra a durabilidade e as vantagens do sistema em vias de tráfego pesado que vêm ganhando cada vez mais espaço nas cidades de médio porte
Sistema já é utilizado por cidades de grande porte, como Curitiba, e vem
sendo utilizado cada vez mais, por municípios do porte de Ponta
Grossa
A experiência da utilização do pavimento de concreto, em vias rodoviárias e
urbanas, ganha espaço em cidades de grande e médio porte e pode chegar à Ponta
Grossa. A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) estuda a
possibilidade de implantar o sistema no município. Com alta durabilidade –
projeto para no mínimo 20 anos – a tecnologia se torna uma alternativa pelo
baixo custo de manutenção. O sistema já é comum em cidades de grande porte e
começa a ser implementado em cidades de médio porte, que começam a trilhar o
mesmo caminho aderindo às faixas exclusivas, como Londrina e Maringá.
“A vida útil do pavimento de concreto é substancialmente maior, pois este é dimensionado no mínimo para 20 anos. Além disso, é muito baixa a necessidade de manutenção ao longo do tempo, o que reduz custos e evita interrupções do tráfego”, esclarece o engenheiro Murilo Waterstradt, representante da ABCP no Paraná, entidade que presta apoio técnico às obras com o pavimento rígido no Brasil. “Algumas prefeituras já entenderam que se deve fazer uma análise do investimento e calcular o que é mais vantajoso”, acrescenta.
Entre as vantagens do sistema, o pavimento de concreto mantém o conforto de rolamento dos veículos ao longo de sua vida útil, pois não forma buracos ou trilhos de roda. Proporciona a diminuição das distâncias de frenagem, colaborando para a diminuição do número de acidentes, e ainda propicia economia de energia e uma melhor visibilidade noturna, devido à cor clara da pista. Com a utilização do pavimento de concreto há também uma economia de combustível para ônibus e caminhões de, em média, 11%, segundo estudo da Arizona State University (EUA).
Sustentabilidade
Sistema traz vantagens ao meio ambiente
Em termos ambientais, o pavimento de concreto também traz vantagens. O sistema evita reposições de material “in natura”, melhora o tráfego de veículos e contribui para a redução do consumo de combustível. Em vias urbanas, diminui também o consumo de energia elétrica, porque a cor mais clara do concreto reflete melhor a luz, permitindo uma iluminação segura, com menor consumo de energia. Os sistemas à base de cimento, após o período de sua vida útil, podem ser reciclados para novos fins, como a produção de argamassa, concreto, ou artefatos e produtos pré-moldados.
“A vida útil do pavimento de concreto é substancialmente maior, pois este é dimensionado no mínimo para 20 anos. Além disso, é muito baixa a necessidade de manutenção ao longo do tempo, o que reduz custos e evita interrupções do tráfego”, esclarece o engenheiro Murilo Waterstradt, representante da ABCP no Paraná, entidade que presta apoio técnico às obras com o pavimento rígido no Brasil. “Algumas prefeituras já entenderam que se deve fazer uma análise do investimento e calcular o que é mais vantajoso”, acrescenta.
Entre as vantagens do sistema, o pavimento de concreto mantém o conforto de rolamento dos veículos ao longo de sua vida útil, pois não forma buracos ou trilhos de roda. Proporciona a diminuição das distâncias de frenagem, colaborando para a diminuição do número de acidentes, e ainda propicia economia de energia e uma melhor visibilidade noturna, devido à cor clara da pista. Com a utilização do pavimento de concreto há também uma economia de combustível para ônibus e caminhões de, em média, 11%, segundo estudo da Arizona State University (EUA).
Sustentabilidade
Sistema traz vantagens ao meio ambiente
Em termos ambientais, o pavimento de concreto também traz vantagens. O sistema evita reposições de material “in natura”, melhora o tráfego de veículos e contribui para a redução do consumo de combustível. Em vias urbanas, diminui também o consumo de energia elétrica, porque a cor mais clara do concreto reflete melhor a luz, permitindo uma iluminação segura, com menor consumo de energia. Os sistemas à base de cimento, após o período de sua vida útil, podem ser reciclados para novos fins, como a produção de argamassa, concreto, ou artefatos e produtos pré-moldados.
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