quinta-feira, 26 de abril de 2012

Caixa adere ao acordo na Justiça do Trabalho

Termo de Cooperação entre o TRT-PR e a Caixa foi assinado nesta quarta-feira, 25 de abril, em Curitiba


Curitiba, 25 de abril de 2012 – O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) e a Caixa Econômica Federal (CEF)  assinaram, na tarde desta quarta-feira, 25 de abril, um Termo de Cooperação que propiciará a realização de acordos em processos envolvendo o banco que estão na fase de execução, quando já se tem uma sentença e procuram-se bens para pagamento do direito adquirido. A assinatura do convênio foi realizada no gabinete da Presidência pelo gerente regional do Departamento Jurídico da CEF no Paraná, Alaim Giovani Fortes Stefanello, e pela presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.

“A cada termo cooperativo que o Tribunal firma com a Caixa, em diversas áreas, tenho frisado aos representantes dessa nossa parceira institucional a importância que dou à capacidade das pessoas em conciliar interesses conflitantes, em aproximar-se e buscar soluções consensuais. Não há final mais feliz, entre dois contendentes, do que aquele que é selado – olhos nos olhos – com um aperto de mãos. É esse reencontrar harmonioso, essa paz de espírito, para trabalhador e empresário, ambos construtores da economia do país, que nos inspira e nos anima também ao pactuar esse termo cooperativo”, ressaltou a presidente do TRT-PR.

De acordo com Alaim Stefanello, a Caixa mudou a cultura em relação aos processos judiciais e passou a adotar uma política efetiva de acordo na Justiça do Trabalho. O termo assinado com o TRT-PR é o primeiro no país, mas se estenderá a outros regionais, conforme explicou Stefanello. “É uma quebra de paradigma, pois havia resistência nesse tipo de negociação por ser a Caixa uma empresa pública. Porém, isso mudou. Buscamos com os acordos reduzir os custos dos processos, pois o passivo trabalhista é grande, e contribuir com a pacificação social”, ressaltou.

Os acordos, neste primeiro momento, serão em processos na fase de execução. Em breve, segundo Stefanello, a instituição também passará a adotar a prática da conciliação em outras fases do processo, mesmo quando ainda não há uma decisão judicial.
Também esteve presente na cerimônia de assinatura do convênio o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná, José Lúcio Glomb.  



Gerente da Caixa, Alaim Stefanello e presidente do TRT,
desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão

Nenhum comentário:

Postar um comentário