segunda-feira, 30 de abril de 2012

O PRIMEIRO DE MAIO PELO MUNDO AFORA - FONTE SITE UOL.COM.BR/EDUCAÇÃO

No dia 1º de maio de 1994, em Ímola na Itália, Ayrton Senna bateu em alta velocidade e deixou um vácuo nos corações e mentes dos brasileiros. Mas a foto é de um momento mais alegre, o Grande Prêmio do Canadá em 1988. Foi o ano em que pela primeira vez ele se tornou campeão mundial pela MacLaren. Ídolo do automobilismo brasileiro e mundial, Senna venceu 41 corridas e conquistou 65 pole positions.

Em 1º de maio de 1943, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho foi instituída por Getúlio Vargas e está em vigor até os dias atuais. Vargas governou por quase 20 anos, passando de presidente a ditador. Para se manter no cargo fez um governo populista e recebeu o apelido de "Pai dos pobres". Deposto, logo governou novamente, dessa vez pelo eleito pelo povo.

Para começar, houve o massacre de Haymarket, numa greve geral dos trabalhadores de Chicago em 1º de maio de 1866 e que terminou em violenta repressão policial. O episódio motivou a criação do dia mundial do trabalho, como homenagem aos mortos daquele conflito. Curiosamente, a data não pegou nos Estados Unidos, onde o dia do trabalho é comemorado no início de setembro.

Em 1º de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança unindo forças para enfrentar a sede expansionista do ditador paraguaio, Francisco Solano López. A batalha de Tuiuti (imagem) foi o maior combate da Guerra.Tivéssemos perdido a parada, gaúchos e mato-grossenses seriam hoje paraguaios. Conheça o episódio que mudou o mapa da América do Sul.

No dia do casamento um barbeiro inventa mil histórias para afastar de sua noiva o patrão mal-intencionado. Esse é o enredo de As Bodas de Fígaro, aclamada ópera de Mozart que estreou em 1º de maio de 1786. A genialidade do compositor prodígio está presente até nossos dias, bem como as peripécias das lutas de classes que ainda hoje poderiam render uma boa ópera.

Causou revolta a manutenção do imposto do chá nas colônias da Inglaterra decidida pelo Parlamento inglês em 1º de maio de 1769. E americanos vestidos como índios jogaram no mar a carga dos navios, no episódio conhecido como a Festa do Chá. A guerra explodiu logo depois e os americanos tiveram que usar muito mais que arco e flecha para conseguir sua independência.

Em geral, todo mundo se refere ao 22 de abril quando se refere ao descobrimento do Brasil pelos portugueses. Mas foi no 1º de maio de 1500 que Pedro Álvares Cabral desembarcou de sua nau para oficialmente tomar posse do território, descoberto uma semana antes. Aliás, naquela época, nosso país foi batizado de Vera Cruz, embora fosse popularmente conhecido por Terra dos Papagaios.

Protagonista da história contemporânea, João Paulo 2º (na foto, com Roberto Carlos) comandou a Igreja católica por 27 anos. Promoveu o diálogo inter-religioso, o ecumenismo e não se esquivou da política, mantendo o catolicismo em evidência. Em 1º de maio de 2011 seu sucessor, o papa Bento 16, promoveu a beatificação de João Paulo 2º em cerimônia que reuniu um milhão de fiéis em Roma.

Em 1º de maio de 2011 morreu o terrorista mais procurado do mundo: Osama Bin Laden. Na foto, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o vice-presidente Joe Biden e membros da equipe de segurança nacional são atualizados sobre a missão das forças especiais encarregadas de encontrar o terrorista. Sua morte contribui para a desarticulação da rede terrorista Al-Qaeda.

"Vigiar o sul" poderia ser o título da foto dos soldados do Exército Vermelho em posto da fronteira. Fundada em 1º de maio de 1948, em plena Guerra Fria, a Coreia do Norte é fruto das tensões geradas pela Guerra Fria e se transformou num dos estados mais repressores da atualidade. Encontrar clima de distensão entre as Coreias hoje, só mesmo procurando com lente de aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário