domingo, 30 de junho de 2013

Feira Verde ganha 10 novos pontos de troca - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU A NOTICIA

Feira Verde ganha 10 novos pontos de troca
Patrícia Antunes - Assessoria
A partir do início de julho, o programa Feira Verde amplia seu alcance e passa de 120 para 130 pontos de troca espalhados em diferentes pontos da cidade. De acordo com o secretário Municipal de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, as dez novas localidades atendidas são: Núcleo Recanto Verde, Conjunto Boreal, Vila Marina, Vila São Lucas, Vila Tânia Mara, Conjunto Athenas, Conjunto Parque dos Sabiás, Jardim Amália, Vila Santa Tereza e Vila Rubini I. “Estamos cumprindo a determinação do prefeito Marcelo Rangel de aprimorar e ampliar o programa Feira Verde, levando uma alimentação saudável e rica em nutrientes para um número cada vez maior de famílias em situação de vulnerabilidade social”, afirma Zadorosny.
O programa Feira Verde prevê a troca de material reciclável por frutas, legumes e verduras, na proporção de dois para um. Por dia, a média nas operações é de 10 toneladas de alimentos distribuídos para 20 toneladas de materiais recicláveis retirados do meio ambiente. “O Feira Verde tem forte participação popular, é um exemplo de política pública municipal muito eficaz na redução do grau de insegurança alimentar da população de menor poder aquisitivo”, salienta o secretário.
De acordo com o secretário, atualmente, o programa atinge mais de 10 mil famílias de Ponta Grossa, funcionando de terça a sábado. “O Feira Verde visa o lucro social, valorizando e incentivando o arranjo de produção local das pequenas propriedades rurais da região, beneficiando dezenas de famílias de catadores de materiais recicláveis das cinco cooperativas mantidas pela administração municipal, promovendo a conscientização ambiental, além de contribuir com a saúde preventiva da população, que passou a se alimentar melhor”, explica o secretário.
Segundo o secretário, outra novidade é que o calendário do programa para o segundo semestre de 2013 já está pronto e disponível para consulta no site da Prefeitura de Ponta Grossa - www.pontagrossa.pr.gov.br/smab - no link programação. “O calendário já está pronto e sendo distribuído nas vilas atendidas, inclusive com a programação dos novos pontos de trocas”, salienta Zadorosny.
BENEFÍCIOS
Saúde
O programa Feira Verde garante uma alimentação saudável que oferece sais minerais, vitaminas e fibras, dando energia e aumentando a imunidade do organismo. Os alimentos ajudam as famílias a terem uma alimentação mais equilibrada, com mais qualidade, nutrição e com mais saúde. Com esse tipo de alimentação, a qualidade de vida melhora, a instalação de doenças virais é dificultada e até mesmo o desempenho profissional e estudantil é melhorado.
Meio ambienteO Feira Verde também traz uma grande contribuição para o meio ambiente, reduzindo a presença de lixo nas ruas, fundos de vales, terrenos vazios e reduzindo a destinação de materiais recicláveis para o aterro sanitário municipal, contribuindo para que o aterro tenha uma vida mais longa de operação.
SocialTodo o material reciclável é doado para Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, apoiadas pela Administração Municipal, e que tem ajudado diretamente em torno de 150 famílias de catadores.
Agricultura FamiliarMais de 110 famílias de pequenos agricultores da região são cadastrados e fornecem alimentos para o programa. Em ato inédito, a Prefeitura de Ponta Grossa ampliou o incentivo aos agricultores familiares e elevou o limite de compras de R$ 4.500 para R$ 8.000 por ano, o que representa benefícios em dobro para os pequenos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário