segunda-feira, 24 de junho de 2013

FESTANÇAS DE SÃO JOÃO - Fiéis andam descalços sobre brasas - globo.com veiculou a matéria postada

Fiéis andam descalços sobre brasas na festa de São João em Charqueada

Passagem por cima de fogueira é ponto alto da comemoração na cidade.
'O ritual serve para mostrar que acredito na vida e agradecer', diz devoto.

Do G1 Piracicaba e Região
350 comentários

Jovem corre sobre brasas de fogueira de São João no encerramento da festa junina de Charqueada (Foto: Araripe Castilho/G1)Jovem corre sobre brasas de fogueira de São João em Charqueada (Foto: Araripe Castilho/G1)
O ponto alto da festa de São João em Charqueada (SP) é o momento em que fiéis correm descalços sobre as brasas da fogueira. A passagem ocorre sempre no final do evento, exatamente à 0h, após o último dia de celebração ao santo católico. A festa neste ano foi realizada entre sexta-feira (21) e este domingo (23), no bairro Córrego da Onça.
Daniel Assarice logo após correr descalço sobre brasas da fogueira (Foto: Araripe Castilho/G1)Daniel passa descalço sobre brasas
na festa (Foto: Araripe Castilho/G1)
Dezenas de pessoas realizam a tradição. O torneiro mecânico Daniel Assarice, de 28 anos, é uma delas e diz que anda sobre as brasas desde quando era uma criança de 9 anos de idade.
Ele afirma que, em todo esse período, só se machucou uma vez e não foi por causa das chamas. "Eu pisei em uma latinha de cerveja que alguém jogou na fogueira. Fez bolha, mas logo sarou", disse o jovem que nasceu e cresceu no bairro Córrego da Onça.
'É a fé'
Para Assarice, o ato de caminhar sobre as brasas é uma demonstração de devoção. "É a fé que a gente tem em São João. O ritual serve para eu mostrar que acredito na vida e agradecer por mais um ano", afirmou o torneiro mecânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário