sexta-feira, 6 de março de 2015

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Cesta básica de Ponta Grossa tem alta de 3,73% em fevereiro
Assessoria

O ponta-grossense pagou mais caro pela cesta básica em fevereiro. De acordo com pesquisa realizada pela Divisão de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex/DEU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, os preços subiram 3,73% no último mês. A compra dos 34 produtos da cesta básica passou de R$ 464,85 para R$ 482,20. Em fevereiro de 2014, a mesma compra poderia ser feita por R$ 433,36.
O Índice Cesta Básica (ICB) é aferido mensalmente pela UEPG, com base nos hábitos de consumo (alimentação, higiene e limpeza) de famílias residentes em Ponta Grossa, com até três membros, e renda salarial de um a cinco salários mínimos. Os preços praticados em supermercados da cidade na primeira semana de cada mês são comparados com os valores registrados no mesmo período do mês anterior.
Em fevereiro, uma família com renda mensal de um salário mínimo (R$ 724,00), despenderia 66,60% do seu orçamento para adquirir todos os produtos da cesta básica. No caso de famílias com renda familiar de dois, três, quatro ou cinco salários mínimos, a despesa com alimentação, higiene e limpeza levaria 33,30%; 22,20%; 16,65%; e 13,32% do orçamento da casa.
Conforme os técnicos da UEPG, dos 34 produtos da cesta básica, 15 sofreram redução de preços; 18 apresentaram preços em alta; e um se manteve estável. A banana teve a maior elevação, 83,11%; enquanto o preço do alho teve maior queda, 14,35%. Ambos pertencem ao grupo dos hortifrutigranjeiros, cujos preços subiram em média 28,79%.
No grupo alimentação geral, os preços subiram 2,33%, com destaque para a margarina, que registrou a maior alta do grupo, 14,25%; e o sal, com preços em queda, 5,45%. No açougue, os preços aumentaram 1,18%. A carne bovina subiu 1,40%; enquanto a carne de frango teve menor alta, 0,58%.
Os grupos de produtos de higiene e de limpeza apresentaram preços em queda. Na seção de higiene, o índice foi de 3,53%, destacando creme dental, com a menor redução, 0,27%; e o desodorante, maior queda, 5,87%. Entre os itens de limpeza, a redução chegou a 3,71%. O detergente subiu 3,81%; já o amaciante ficou 8,54% mais barato.
Variações
Grupo que mais aumentou:
Hortifrutigranjeiros - 29,79%
Produto de maior elevação: Banana - 83,11%
Grupo de maior queda: Limpeza - 3,71%
Produto de maior queda: Alho - 14,35%

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