quarta-feira, 25 de março de 2015

PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU: Odontologia da UEPG atende à população em projetos de extensão

Odontologia da UEPG atende à população em projetos de extensão
Assessoria
A participação de acadêmicos de Odontologia em projetos de extensão ofertados pelo Departamento do curso da UEPG abre a oportunidade para a comunidade interna e externa nos atendimentos odontológicos disponíveis nas clínicas da instituição. Encontram-se abertos os agendamentos para tratamento odontológico para adultos e crianças no Bloco M, do Campus de Uvaranas. Os adultos devem agendar horários, pessoalmente, na sala 12, nas terças-feiras, a partir das 13h30. Na clínica 26, ocorre o agendamento para crianças (serviço de triagem e orientação), nas quartas-feiras com início às 9h.
Com supervisão de um professor orientador, os acadêmicos de odontologia participam de projetos de extensão que se voltam às ações educativas e curativas com a população das comunidades. As professoras Stella Kossatz Pereira, chefe do Departamento de Ondontologia; e Márcia Helena Baldani Pinto, coordenadora do Colegiado do Curso; destacam a importância das ações dos quatro projetos de extensão da área na UEPG. O Projeto Nós na Rede – atendimento odontológico de acadêmicos de todos os cursos de graduação da instituição.
O atendimento clínico odontológico a servidores da UEPG é realizado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia. No PET-Saúde há ações multiprofissionais da comunidade nos serviços de saúde do município de Ponta Grossa. O projeto Ação Integrada em Odontologia na Comunidade presta atendimento à comunidade rural nos distritos de Guaragi e Itaiacoca. A professora Stella Pereira observa que os únicos serviços cobrados (quando necessário) são os de laboratório protético.
Clínicas e Saúde BucalAs ações de saúde também dispõem de sete clínicas odontológicas no Campus de Uvaranas (Bloco M) que atendem à comunidade em geral. Trata-se de atendimentos realizados por acadêmicos do curso de odontologia a partir do segundo ano de graduação. A professora Márcia comenta que no momento três dispensários clínicos se encontram em fase de reforma e ampliação. O que ocorre com verbas adquiridas através da Secretaria de Saúde do Estado por meio da Rede de Atenção à Saúde Bucal. São reformas que vão proporcionar a modernização dos equipos odontológicos, bem como melhorias no atendimento à população.
Outra conquista refere-se ao novo Programa da Rede de Atenção à Saúde Bucal, recentemente implantado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Apesar de não se tratar de um projeto de extensão, segundo Márcia, vai permitir o atendimento de pacientes referenciados dos municípios da Macrorregião Leste do Estado do Paraná, nas clínicas odontológicas da UEPG.
Atividades de ExtensãoA professora Stella assinala que foram atendidos, em 2014, 1.690 pacientes e realizados 5.665 procedimentos nos distritos rurais de Itaiacoca e Guaragi. Acentua que, nas clínicas odontológicas do Campus de Uvaranas, o atendimento envolve cerca de seis mil pacientes, totalizando próximo de dez mil procedimentos anuais. Também diz que a expectativa para 2015 é do atendimento de cinco a seis mil pacientes. Isso porque as três clínicas do piso superior do Bloco se encontram em reforma e ampliação.
Os professores das áreas básicas como Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia e Anatomia não possuem atividades clínicas. Os demais professores do Departamento de Odontologia têm atividades clínicas. Cinquenta e três professores integram o Departamento de Odontologia. Como explica Márcia, os atendimentos oferecidos à população correspondem às áreas de Diagnóstico, Radiologia, Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia, Cirurgia, Saúde Coletiva e Odontopediatria (crianças), Prótese Dental e Ortodontia. Todos sem custos para os pacientes (são cobrados apenas os trabalhos protéticos devido aos serviços de laboratórios externos à UEPG).
A coordenadora do curso ressalta que os acadêmicos desenvolvem atividades clínicas a partir do segundo ano do curso com as disciplinas de Anestesiologia e Clínica Propedêutica. Prosseguem com atividades nos dispensários odontológicos até o quinto ano. Atualmente o curso conta com 290 alunos, e destes 230 deles atendem a pacientes. Para Stella e Márcia, o que define o atendimento odontológico à comunidade e o envolvimento de professores e alunos nessa ação é o empenho em orientar-se por um trabalho ético e humanizado, sustentado em um caráter pautado pela dignidade. “É trabalhar arduamente e com humildade, procurando fazer o melhor que a tecnologia e a ciência podem oferecer.
Atender à Comunidade
O curso de odontologia atende à comunidade desde sua fundação, em 1956, destacando-se que os serviços de extensão e atendimento na zona rural (CRUTAC) iniciaram em 1975. Desenvolve suas ações orientando-se no fato de que a função primordial de uma universidade é atender à comunidade, que seja no ensino, pesquisa ou extensão.
Stella e Márcia apontam que os esforços empreendidos nessa direção têm reconhecimento, por exemplo, no ensino que coloca o curso como um dos melhores avaliados no Brasil. O que permite colocar profissionais bem qualificados no mercado de trabalho, e egressos que se destacam tanto nos serviços privados quando na atuação no SUS (Sistema Único de Saúde).
O programa de Pós-Graduação possui um corpo docente e discente altamente produtivo em pesquisa, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. No campo da extensão e da prestação de serviços à comunidade, realiza projetos que buscam contribuir com a qualidade de vida da população, não apenas com atendimento odontológico, mas atuando também em prevenção.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o curso da UEPG é o principal prestador de atendimentos odontológicos na zona rural, quer no distrito do Guaragi quanto em Itaiacoca. O atendimento à comunidade e a participação nos projetos de extensão é primordial para a formação do profissional, tanto em excelência técnica, pois permite ao mesmo tempo associar teoria à prática, quanto (e principalmente) em sua formação humanística e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário