sexta-feira, 20 de março de 2015

gazetadopovo.com.br veiculou: O dia 20 de março na história

almanaque gazeta

O dia 20 de março na história

      
Quem gosta de sol e calor lamenta, e quem está com saudade do clima mais ameno e acinzentado comemora: o outono começa oficialmente às 19h45 deste dia 20 de março. No começo da estação, segundo o Simepar, as chuvas no Paraná seguem de forma bastante isoladas, com ocorrências principalmente entre os períodos da tarde e noite. A região metropolitana de Curitiba e o Sul do estado, principalmente, terão temperaturas mais amenas ao amanhecer.

Republicanos

Em 20 de março de 1854, políticos abolicionistas dos estados Unidos fundam o Partido Republicano – cuja plataforma tem como base fundamental o conservadorismo norte-americano. Até hoje houve 18 presidentes republicanos. O primeiro foi Abraham Lincoln (1861-1865) e o último George W. Bush (2001-2009). O último candidato republicano que disputou eleições presidenciais foi o ex-governador do Massachusetts, Mitt Romney, derrotado pelo democrata Barack Obama.

Tudo é relativo?

Em 1916, no dia 19 de março o físico Albert Einstein publicou sua obra mais conhecida: a Teoria Geral da Relatividade. O estudo é o conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral . A primeira foi publicada em 1905, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, e substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante. A Relatividade Geral é a generalização da Teoria da gravitação de Newton, publicada em 1915 por Einstein. Ela leva em consideração as ideias descobertas na Relatividade Restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento para sistemas que incluam campos gravitacionais. Esta generalização tem implicações profundas no nosso conhecimento do espaço-tempo, levando, entre outras conclusões, à de que a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito da geometria do espaço-tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário