terça-feira, 17 de março de 2015

olha aí o sucessor do CERVERÓ - Principado de Mônaco bloqueia 10 milhões de euros de ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada - globo.com

Principado de Mônaco bloqueia 10 milhões de euros de ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada

Ministério Público Federal suspeita que substituto de Nestor Cerveró possa estar envolvido no esquema de corrupção

por

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada - Ailton de Freitas/06-08-2014 / O Globo
Publicidade
CURITIBA - As autoridades do Principado de Mônaco bloquearam 10 milhões de euros (R$ 34,7 milhões) do ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), há a suspeita de que o ex-diretor, que substituiu Nestor Cerveró, possa estar envolvido no esquema de corrupção.
Para o procurador federal da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, o acúmulo de recursos no exterior é incompatível com a renda do ex-diretor que até o momento não foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF).

- É estranho que esses recursos não são compatíveis com sua renda - afirmou o procurador, explicando que ainda não é possível oferecer denúncia contra Zelada porque ainda não há o rastro do pagamento de propina.
Zelada já era alvo de investigação da Controladoria Geral da União (CGU) junto com o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, e o ex-diretor da Área Internacional, Nestor Cerveró. Eles respondem a processos administrativos que apuram suposta participação dos três no esquema de pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore.
A SBM é uma empresa que atua com construção de plataformas de petróleo e mantém contratos com a Petrobras. Diretores da companhia internacional já admitiram ter pago US$ 139 milhões a representantes no Brasil, mas ainda não detalharam o caminho final da propina na estatal brasileira.
A CGU instaurou 13 processos administrativos sancionadores e três sindicâncias patrimoniais para investigar a suposta participação de empregados e ex-empregados da Petrobras no esquema da holandesa SBM. Em dezembro, o GLOBO mostrou que os ex-diretores são Duque, Cerveró e Zelada e o ex-gerente de Serviços, Pedro Barusco terão o patrimônio avaliado pelos auditores do órgão federal.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/principado-de-monaco-bloqueia-10-milhoes-de-euros-de-ex-diretor-da-petrobras-jorge-zelada-15617057#ixzz3UfBi58Ly © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário