segunda-feira, 19 de março de 2012

NOTICIA VEICULADA NO SITE JMNEWS.COM.BR -

Turismo

Publicado em 18 de Março de 2012, às 00h00min | Autor: Sebastião Natalio

Lagoa Dourada pode desaparecer

Com pouco mais de 11 mil anos, uma das principais atrações turísticas do Parque Estadual de Vila Velha

Credito: Clebert GustavoCredito: Clebert Gustavo
Monitor mostra os pontos em que a Lagoa Dourada mais sofre com a ação das águas do Rio Guabiroba
Quando o visitante do Parque Estadual de Vila Velha chega à Lagoa Dourada, uma das mais belas paisagens da região, ouve várias histórias sobre o lugar. Uma delas diz respeito ao assoreamento que ela vem sofrendo, e em algumas partes a lâmina d´água já está bastante rasa. A tendência é de que ela desapareça com o tempo. Não existe uma data precisa para que isso aconteça, a menos que seja levada em conta a teoria maia de que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012.
A Lagoa Dourada tem cerca de 200 metros de diâmetro e uma lâmina d´água de 5,4 metros na sua parte mais profunda. O local desperta interesse científico e vem sendo objeto de estudo há dezenas de anos. O que os pesquisadores sabem é de que se trata de uma furna assoreada, com aproximadamente 11.200 mil anos, um bebê se comparado aos 340 milhões de anos da formação dos arenitos do Parque. Este processo é causado pela inundação nos períodos de cheias com as águas do Rio Guabiroba, afluente do Rio Tibagi, que se misturam à que ela recebe de fontes subterrâneas.



comentário Pavesi10 - " só espero que não seja através de terremoto, como aquele que aconteceu em Prudentópolis ( terremoto de cracóvia é claro. )."

Nenhum comentário:

Postar um comentário