segunda-feira, 26 de março de 2012

PORTAL TERRA.COM.BR

Atividade industrial sobe em fevereiro, diz indústria

Luciana Cobucci
Direto de Brasília



A atividade industrial subiu em fevereiro na comparação com janeiro, segundo informou nesta segunda-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada hoje, o nível médio de atividade das empresas do setor ficou em 49,4 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Quando o nível supera essa marca, significa que houve crescimento da atividade. De acordo com a CNI, o resultado de fevereiro, no entanto, é "relativamente igual" ao de janeiro, quando o indicador marcou 47 pontos.



Em relação ao nível de atividade medido usualmente, a CNI registrou queda no indicador, de 50 pontos em janeiro para 49,1 pontos em fevereiro. Segundo a entidade, isso indica que mesmo com a queda, a atividade industrial está próxima ao usual para meses de fevereiro. Os indicadores variam de zero a cem pontos e valores acima de 50 sinalizam aumento da atividade, atividade acima do usual e expectativa positiva.



Segundo a CNI, este resultado foi influenciado pelo desempenho das pequenas empresas, que há oito meses seguidos apresentam marca abaixo de 50 pontos. Em fevereiro deste ano, o indicador das empresas de pequeno porte ficou em 46 pontos. Já as empresas de médio e grande porte ficaram praticamente estáveis em relação ao usual para fevereiro. O indicador das médias empresas registrou 49,9 pontos e o das grandes empresas, 49,3 pontos.



A pesquisa da CNI analisou as perspectivas de 421 empresários entre 1º e 14 de março para os setores de construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados. A sondagem mostrou, ainda, que o otimismo dos empresários da construção está elevado em março e atingiu indicadores acima dos 60 pontos. De acordo com a CNI, isso mostra que há perspectiva para a realização de novos empreendimentos e serviços, para a compra de insumos e matérias-primas e para a contratação de mão de obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário