quarta-feira, 14 de março de 2012

Tribuna Livre

Publicado em 14 de Março de 2012, às 03h00min | Autor: Zeca Dirceu

Governo quer aumentar onúmero de médicos no Brasil

Ótima iniciativa dos ministérios da Educação e da Saúde de se unirem com o objetivo de aumentar o número de vagas para estudantes de medicina

 
Ótima iniciativa dos ministérios da Educação e da Saúde de se unirem com o objetivo de aumentar o número de vagas para estudantes de medicina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil conta com 1,8 médico para cada mil habitantes, um índice inferior ao de outros países latino-americanos, como Argentina, que tem três médicos por mil habitantes, Uruguai, que tem 3,7, e Cuba (6,7). De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a meta do programa será ampliar a quantidade de médicos no país para 2,5 por mil habitantes. Para atingir esse objetivo, o MEC pretende aumentar o número de vagas nas instituições federais que já possuem cursos de medicina e criar novas faculdades de medicina em universidades que ainda não oferecem o curso. Vai também estimular universidades estaduais e particulares com boa avaliação a abrir novas vagas. A diretriz é ampliar com qualidade, e, pela responsabilidade que é formar um médico, vamos trabalhar com as instituições de excelência, públicas e privadas. Outra proposta é aumentar o número de oportunidades para residência médica no país, aumentando as vagas já existentes e buscando parcerias com hospitais de excelência, que não tenham ligação com instituição de ensino da medicina. Além de enfrentar o problema da reduzida quantidade de médicos, a distribuição dos médicos pelo território nacional é outro desafio a ser superado. Alguns estados da federação – como Maranhão – têm menos de um médico por mil habitantes, enquanto o Distrito Federal supera 3,8 médicos por mil habitantes.


comentários PAVESI10 sobre o assunto: " totalmente favorável. precisa acabar no Brasil com a casta de médicos de familias ricas que querem ganhar muito dinheiro. tem de abrir cursos gratuitos ou financiados aos filhos de pessoas de classes C D E, etc...etc... pois esses com certeza se sujeitarão a trabalhar por salários de 8 a 10 mil por mês, o que não ocorre com os médicos de hoje que as familias investem fortunas e querem que seus filhos fiquem ricos logo logo com a medicina." 

Evidentemente que sempre existem as exceções, e temos casos de médicos de familias ricas que são extremamente educados, humanos e se preocupam com as classes menos abastadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário