quinta-feira, 8 de maio de 2014

plantaodacidade.com.br veiculou: Vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira

Vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira

Assessoria
Encerra nesta sexta-feira (9) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A campanha teve início no dia 22 de abril. Em Ponta Grossa já foram imunizadas 34.451 pessoas. O número corresponde a 47,38% da meta de imunização, estimada pela Secretaria Municipal de Saúde. A intenção é imunizar aproximadamente 72.708 indivíduos, que fazem parte dos grupos prioritários. Aqueles que fazem parte dos grupos prioritários podem tomar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade Central, localizada rua Engenheiro Schamber, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
“Muitas pessoas deixam para tomar a vacina quando está perto de encerrar o prazo. Na média nacional a imunização está em torno de 30%, nós atingimos 47,38%, no entanto, nossos números ainda podem melhorar até sexta-feira”, afirma o supervisor de Vigilância em Saúde, Carlos Coradassi. A vacinação é uma forma de prevenção da gripe e tem apresentado excelentes resultados: “a vacina contra a gripe, que tem ação imunitária durante 12 meses é, comprovadamente o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e das suas complicações, por isso, é muito importante”, conclui Coradassi.
Outros cuidados para prevenir a gripe
A vacinação é uma forma de prevenção da gripe, mas não dispensa cuidados necessários de proteção. São atitudes simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar. Estes cuidados auxiliam na prevenção da doença, que pode ser transmitida por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Grupos Prioritários e documentos necessários para a vacinação:
- Crianças até os 5 anos incompletos (entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias ): registro de nascimento ou a carteira de identidade e a carteirinha de vacinação;
Idosos: (com mais de 60 anos): carteira de identidade;
Gestantes: é suficiente apenas que a mulher afirme estar grávida;
Mulheres até 45 dias após o parto: carteirinha de gestante e o documento do bebê;
Pessoas com doenças crônicas: devem comparecer munidos de solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes já cadastrados em programas do SUS devem se dirigir à unidade de saúde onde estão cadastrados para receber a vacina.
Profissionais de Saúde: serão vacinados, prioritariamente, nos hospitais ou nas unidades básicas de saúde onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de carteira de registro profissional no órgão de classe. Outros trabalhadores de clínicas e consultórios que atendem casos de gripe podem procurar as unidades de saúde com uma declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário