A tarifa de pedágio deverá apresentar um reajuste nos próximos dias. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná irá anunciar, na próxima semana, o valor da nova tarifa cobrada pelas concessionárias
A tarifa de pedágio deverá apresentar um reajuste nos próximos dias. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná irá anunciar, na próxima semana, o valor da nova tarifa cobrada pelas concessionárias, que passará a valer a partir do dia 1º de dezembro. Em 2013 as tarifas tiveram um acréscimo médio de 5,72% – algo próximo à inflação acumulada na época, no período de 12 meses.Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), que define os valores de acordo com os itens contidos no contrato assinado em 1997, há uma regra em contrato que permite o reajuste de acordo com alguns fatores, como inflação, tarifa de construção, aumento de equipamentos utilizados, entre outros. No entanto, ainda não há informações sobre o percentual do reajuste. A ABCR ainda afirmou que ele deve ser anunciado na semana que vem, cinco dias úteis antes de 1º de dezembro, quando passam a valer as novas tarifas.
A assessoria de imprensa do DER informou que o órgão não tem a perspectiva da dimensão do reajuste. Algumas concessionárias ainda estão em fase de apresentar uma planilha com os gastos e valores durante o ano, que será estudada e repassada para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). É ela quem decide se o valor do reajuste estipulado pelas concessionárias será aplicado ou não. Após a decisão, o DER passa a regular os novos preços e coloca em vigor o mais rápido possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário