Nações ao redor do globo celebram datas especiais das mais variadas formas, criando costumes que perduram após séculos, como é o caso dos
países que festejam o Natal, das
comemorações de Ano Novo mundo afora e das
diferentes tradições de Páscoa. E o mesmo ocorre durante o 1º de abril, uma data conhecida como "o dia da mentira" ou "o dia dos tolos", por envolver brincadeiras, piadas e trotes. As pessoas se divertem pregando peças uma nas outras e tentando não ser a próxima vítima.
Alguns países possuem brincadeiras tão antigas e enraizadas no gosto popular que ficaram marcados pelas mesmas. Na França, por exemplo, as crianças costumam afixar figuras e desenhos de peixes nas costas de colegas desavisados. Estes serão gozados em segredo pelos demais enquanto não a descolarem de suas costas.
Já na Irlanda, país que possui um povo notoriamente brincalhão, a piada é fazer a vítima acreditar que guarda consigo uma informação importante. Para tal, o autor do trote entrega um envelope contendo o que parece ser um segredo de vital valor, quando no fundo não passa de uma tremenda gozação.
Os trotes variam, mas o espírito é sempre o mesmo. O dia 1º de abril é uma época de levar a vida menos a sério e gargalhar bastante. E mesmo em nações que comemoram o "dia da mentira" em outra data, como a Espanha, a essência permanece a mesma: rir é a melhor brincadeira.Confira as principais tradições do "dia da mentira":Na Foto: Na Ucrânia, as pessoas participam de desfiles pelas ruas vestidas com fantasias coloridas
Nenhum comentário:
Postar um comentário