terça-feira, 14 de abril de 2015

plantaodacidade.com.br veiculou: UEPG tem doutorado em Alimentos e mestrado em Zootecnia

UEPG tem doutorado em Alimentos e mestrado em Zootecnia
A UEPG comemora a aprovação de dois novos cursos de pós-graduação pela Capes (Co ordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Trata-se dos cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos (doutorado) e Zooctenia (mestrado). O primeiro tem na coordenação o professor Egon Schnitzler; e o segundo Wilson Massamitu Furuya. Com o mestrado em Zootecnia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, todos os cursos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia têm programas de mestrado ou doutorado.
Os cursos tiveram os resultados da apreciação de propostas de cursos novos (APCNs) acadêmicos em 04 de abril de 2015. A professora Osnara Maria Mongruel Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, ressalta que a instituição e a comunidade acadêmica têm muito a comemorar com a conquista desses novos cursos. Com o mestrado acadêmico em Zootecnia, segundo a Pró-Reitor, o Setor de Ciências Agrárias proporcionará aos seus alunos uma poderosa ferramenta nas atividades de ciência e tecnologia, possibilitando a todos os seus Cursos uma formação na pós-graduação stricto-sensu.
Para Osnara Gomes, essa formação vai permitir à área cada vez mais o desenvolvimento de seu importante papel na sociedade onde se insere. Diz que juntamente com o doutorado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, desempenha papel transformador na Região dos Campos Gerais, por se tratar de uma região importante nas áreas de pecuária, agroindústria e alimentos. “A aprovação dos cursos reflete o empenho e o comprometimento dos pesquisadores, professores, alunos e servidores, na busca incessante pela qualidade da produção científica e tecnológica da Instituição”.
A Pró-Reitor também registra nesta conquista a política adotada nos últimos anos na UEPG, que valoriza os projetos de caráter multiusuários. O que possibilita investimentos e crescimento do Complexo de Laboratórios Multiusuário, que se constitui em referência importante na avaliação dos programas pela CAPES, e na aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado. O diretor de Pós-Graduação da Propesp, Adriel Ferreira da Fonseca, observa que, do ponto de vista institucional, o mestrado e doutorado aprovados pela Capes, representam a importância da UEPG na área de pesquisa, inovação, ensino e formação de recursos humanos altamente qualificados em suas atividades inerentes ao agronegócio.
Doutorado e regiãoA chegada do doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos é resultado da qualidade do Programa de Pós-Graduação na área em nível de mestrado da UEPG. O que consolida a instituição como uma referência, no que diz respeito à capacitação na pós-graduação stricto sensu. Para a avaliação da proposta do doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, evidenciaram-se as potencialidades econômicas da região dos Campos Gerais, notadamente Carambeí e Castro, municípios localizados próximos a Ponta Grossa que se destacam no ranking nacional de produção de leite.
Outro ponto significativo está na localização estratégica dos municípios dos Campos Gerais que estão próximos de Curitiba (capital), do Porto de Paranaguá, do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e dos principais centros comerciais, com acesso tanto por rodovias quanto por ferrovias. Isso faz dos Campos Gerais uma região de oportunidades de emprego, educação e formação profissional, fatores que estimulam o crescimento econômico e consolidam os Campos Gerais do Paraná como um dos principais polos agropecuários do Paraná e do Brasil.
Capacitação e laboratóriosA marca da capacitação dos professores que se envolvem com as atividades do programa atende às exigências da Capes. Além dos docentes vinculados à UEPG (Departamentos de Engenharia de Alimentos, Química e Ciências Farmacêuticas), o programa prevê a presença de docentes de outras instituições conveniadas, a exemplo UTFPR/Ponta Grossa, Universidade Positivo/Curitiba, Unesp/Bauru e Embrapa-Florestas/Colombo PR). A UEPG e este Programa de Pós-Graduação estão localizados em uma das principais regiões do país no contexto da produção, processamento e comercialização de alimentos e subprodutos das cadeias industriais de grãos, de leite e de produtos cárneos.
Como destacam os organizadores da proposta do doutorado, espera-se que a capacitação em alto nível de profissionais contribua para um salto de qualidade e também do tipo de negócios que podem se tornar mais rentáveis por intermédio da inovação decorrente da pesquisa e desenvolvimento que esses mestres e doutores podem viabilizar nas indústrias. O doutorado, segundo apontam, atenderá, entre outros, à demanda de profissionais egressos do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e áreas correlatas da região dos Campos Gerais do Paraná, ou de outras Instituições de Ensino Superior do Paraná e de outros estados do Brasil, ou de outros países.
O Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-LABMU) é constituído de laboratórios que abrigam equipamentos modernos, de médio e grande porte. Trata-se de espaço que será fundamental para o programa de doutorado. Além da infraestrutura institucional, tipicamente multiusuária, o programa de doutorado contará também com infraestrutura física do Departamento de Engenharia de Alimentos para atender ao fluxo de seus discentes. São no total 16 laboratórios sendo três plantas-piloto (de panificação, processamento de carnes e processamento de leite), sendo que oito são destinados a análises físico-químicas, um destinado à análise sensorial, um à análise microbiológica, dois a análises químicas básicas orgânicas e inorgânicas.
Zootecnia e o MestradoA região dos Campos Gerais também é cenário adequado para o mestrado em Zootecnia. Produz mais de 160 produtos agropecuários, destacando-se milho, soja, trigo, além de subprodutos provenientes da bovinocultura leiteira, bovinocultura de corte, ovinocultura, suinocultura, avicultura e piscicultura. A região possui bacias hidrográficas com elevada disponibilidade de água e solo com textura e topografia adequadas à agricultura e pecuária. Na UEPG, o mestrado em Agronomia vai contar com um corpo docente qualificado e infraestrutura de campo e laboratórios. O corpo docente do curso de Zootecnia é atualmente composto por 15 professores efetivos e 02 colaboradores, com 83% do quadro de professores com título de doutor.
Professores lotados em outros departamentos da UEPG e de outras instituições de ensino e pesquisa do Paraná compõem o quadro docente do programa, caracterizando a multidisciplinaridade e o trabalho em rede. Encontra-se em fase final de construção, no Campus de Uvaranas da UEPG, o Bloco de Zootecnia. O espaço vai contar com sala para professores, laboratórios de nutrição, biotecnologia, anatomia e fisiologia, parasitologia e reprodução, informática e sistematização de dados, fauna silvestre e piscicultura e recursos materiais para atividades de pós-graduação.
Biblioteca, Fazenda e convêniosConta também com biblioteca com acervo próprio da área de Zootecnia e Fazenda Escola para as atividades de pesquisa à Campo. Com o mestrado, espera-se maior integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão e inserção com os setores públicos e privados das regiões que compõem os Campos Gerais do Paraná, bem como demais regiões do Brasil e do exterior. O que acarretará em contribuição social e econômica regional e nacional. No setor de produção animal, a UEPG, é uma das principais universidades do Paraná. Criou o curso de Graduação em Zootecnia objetivando a formação de mão de obra qualificada em diversas áreas profissionais.
A instituição, atualmente, possui convênios firmados com cooperativas e agroindústrias de destaque nacional como Castrolanda, Batavo, Brasil Foods, além de instituições de pesquisa como Instituto Agronômico Paranaense (IAPAR) e Fundação ABC. Neste contexto, existe uma demanda por profissionais em nível superior na área da produção animal para atuar direta ou indiretamente na cadeia produtiva ou de pesquisa na região dos Campos Gerais. A conquista do mestrado na área é importante para formar profissionais com capacitação superior para atuar junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão, visando o aumento da produtividade animal de forma racional e eficiente, de modo a atender aos interesses sociais da comunidade regional e nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário