sexta-feira, 24 de abril de 2015

plantaodacidade.com.br veiculou: Alunos da rede municipal recebem orientações para trânsito consciente

Alunos da rede municipal recebem orientações para trânsito consciente
Assessoria

Já teve início o cronograma de visitas dos alunos da rede municipal à Escola de Trânsito, projeto desenvolvido em Ponta Grossa desde 1997 pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Até o final do ano, mais de 160 turmas da rede pública municipal terão passado pelo curso ‘Aprendendo e Vivendo’ do DER, resultando na conscientização de mais de 4.600 crianças.
Além das horas de atividades práticas e teóricas, o curso do DER traz uma novidade este ano. As orientações para um trânsito mais consciente começam com uma visita ao pátio onde estão dezenas automóveis que se envolveram em acidentes nas rodovias. Alguns dos veículos no pátio também foram apreendidos por problemas com documentação.
“Esse passeio antes da aula impressiona muito as crianças. Antes, elas viam os carros e já ficavam curiosas. Pensamos então que seria também positivo para essa conscientização que elas vissem de perto o resultado da prática descuidada no trânsito. O trabalho sempre traz resultados positivos, porque esse conteúdo acaba sendo repassado pelas crianças para a família, amigos e vizinhos”, conta Sargento Mello, da Polícia Militar, responsável pela parte prática do curso.
Depois da visita ao pátio, as crianças vão para a sala de aula onde recebem a parte teórica do curso, com instruções sobre uma boa prática de trânsito, cuidados que devem ser tomados por motoristas, passageiros e pedestres. Após um lanche, as crianças são levadas para uma pista da Escola de Trânsito, onde colocam em prática as orientações da sala de aula. Além disso, as professoras das turmas também acompanham os alunos no curso, para que o conteúdo seja mais tarde trabalhado nas escolas.
Este ano, está prevista a participação dos alunos do 5º ano de 84 escolas municipais, superando a marca de 160 turmas. Com espaço na agenda, a Escola de Trânsito ainda recebe algumas turmas de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). De acordo com a coordenadora de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Elizabeth Alves, a Prefeitura de Ponta Grossa está sempre buscando por parcerias como essa, para garantir a melhor formação e conscientização dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário