sexta-feira, 10 de abril de 2015

Em dois anos, Biblioteca Pública recebe mais de 6 mil pessoas em visitas monitoradas - PLANTAODACIDADE.COM.BR

Em dois anos, Biblioteca Pública recebe mais de 6 mil pessoas em visitas monitoradas
Assessoria
A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, administrada pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, está comemorando dois anos do Programa de Visitas Monitoradas. Os números comprovam os resultados positivos do projeto. De março de 2013 a dezembro de 2014 foram 170 visitas à unidade, totalizando um público de 6.021 pessoas de todas as idades. Além disso, no ano passado os servidores realizaram 23 ações itinerantes, alcançando 4.553 participantes.
Em novembro de 2014, o programa foi premiado pelo Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Segundo a diretora da unidade, Gisele França, o objetivo das visitas é “reviver os clássicos da literatura, trabalhar as diversas linguagens, levar a comunidade à Biblioteca e exercitar a contação de história como articuladora do gosto pela leitura, para a formação do público leitor e para a transformação da sociedade”.
De acordo com Gisele, o programa atinge pequenos e grandes grupos, institucionalizados ou não, de todas as idades, que podem optar por atividades de acordo com o tempo disponível e com os interesses do grupo. “Além de Ponta Grossa, já recebemos grupos de Carambeí, Castro, Telêmaco Borba, Palmeira, Nova Tebas, Assis Chateaubriand e Imbituva. O espaço também é adaptado para receber pessoas com deficiência, contando com rampas, elevadores, corrimões táteis, acervo em braile, acervo em Libras e servidores em capacitação para atuarem com Libras”, explica. Entre as modalidades estão visita geral, visita no setor de obras raras, contação de histórias, Curta o curta, Desvendando poesia, oficina de desenhos, oficina de arte para crianças, PC Conta e pesquisa científica e normatização. O tempo pode variar de 20 minutos a 1 hora e 30 minutos, dependendo do tempo disponível dos participantes.
Após todas as atividades, sempre há um espaço destinado à leitura. “De acordo com o interesse dos grupos podemos desenvolver também, por exemplo, oficinas para professores e outras atividades. Nosso objetivo é demonstrar que a Biblioteca, como espaço público e de formação, presta-se a contribuir com as necessidades da sociedade em que está inserida”, afirma a diretora.
Os interessados no Programa de Visitas Monitoradas podem solicitar o agendamento pessoalmente ou por telefone com, no mínimo, 15 dias de antecedência. A participação é gratuita. O telefone para contato é o (42) 3901-1846. A Biblioteca funciona no Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini (Olarias), das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário