terça-feira, 17 de abril de 2012

CACHOEIRA E OS PT`S - SITE FOLHA.COM.BR

Planalto conduz montagem de CPI para evitar danos
 
CATIA SEABRA
ANDREZA MATAIS
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA
Disposto a conter danos colaterais durante as investigações, o Palácio do Planalto está conduzindo --via Secretaria de Relações Institucionais --a montagem da CPI mista de Cachoeira.
Além da avaliação de nomes para a relatoria e de membros da CPI, a equipe da ministra Ideli Salvatti também busca quadros para assessorar tecnicamente os governistas na comissão.
Preso no RN, Carlinhos Cachoeira será transferido para Brasília
Líder do PT nega movimentação de governistas para evitar CPI
Petista Odair Cunha é cotado para assumir relatoria de CPI
Oposição quer convocar dono da Delta para dar explicações em CPI
Em CPIs que funcionaram, como a do mensalão, funcionários mais experientes do Congresso foram disputados entre oposição e base aliada.
A orientação do governo agora é se antecipar na escolha. O assessor é quem ajuda a traçar estratégia de atuação, bem como dissecar as centenas de dados que chegam a uma CPI a pedido dos parlamentares.
A Folha apurou com parlamentares e interlocutores de Ideli que a ministra participa ativamente da escolha do relator, mantendo uma série de reuniões com líderes e parlamentares.
O deputado Odair Cunha (PT-MG), ligado a ela, foi sondado ontem para ocupar o posto. Mas ainda ontem não estavam descartados os nomes do ex-líder Paulo Teixeira (PT-SP) e do ex-ministro Luiz Sérgio (PT-RJ). Apesar da disposição do ex-líder Cândido Vaccarezza (PT-SP) de assumir a tarefa, sua postulação enfrentava resistência no Palácio do Planalto.
Participantes da negociação alegavam ontem desconhecer a decisão final porque sua condução acontece "em outras esferas" que não do Congresso Nacional.
Preterido pelo PR para uma cadeira da comissão, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) ameaçava ontem protestar na tribuna da Câmara. Ele alega ter se apresentado para a comissão. Diz, no entanto, que foi excluído por determinação do Palácio.
Líder do partido, Lincoln Portela (MG) afirma que a escolha obedeceu à ordem de apresentação de pretendentes. A relação do empresário Carlos Cachoeira com o governo do Rio durante a gestão de Garotinho teria pesado para a escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário