domingo, 15 de abril de 2012

CAMPEONATO PAULISTA = SITE FOLHAUOL.COM.BR

Corinthians e São Paulo buscam liderança, que pode não valer nada
 
LEONARDO LOURENÇO
LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Campeonato Paulista 2012São Paulo, líder do Paulista, 43 pontos, 22 gols de saldo. Corinthians, vice-líder, mesma pontuação, mas oito gols a menos no saldo. Após 18 jogos, as duas equipes chegam neste domingo à rodada final da primeira fase para definir quem será o primeiro colocado... e mais nada. Até o fim do Estadual, a liderança pode mudar de lado.
Ambos jogam às 16h. O São Paulo vai a Lins pegar o Linense, enquanto o Corinthians enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli. As duas equipes já garantiram vaga nos mata-matas faz tempo e já têm, inclusive, a vantagem de jogar em casa até as semifinais --o mando de campo é o único benefício que uma equipe leva da primeira fase para as finais.
Por já terem confirmado os dois primeiros lugares, São Paulo e Corinthians só poderão se enfrentar se alcançarem a decisão, disputada em jogos de ida e volta, ao contrário de quartas e semi.

Júlia Chequer-01.mar.2012/Folhapress
Lucas abre os braços para comemorar um gol pelo São Paulo no Campeonato Paulista
Lucas abre os braços para comemorar um gol pelo São Paulo no Campeonato Paulista

Mas as regras do torneio impedem que neste domingo, ao fim da rodada, seja possível saber quem terá a maior parte da torcida a favor nesse encontro pelo título do Paulista. O regulamento diz que "nas partidas da fase final, o clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores realizará [...] a segunda partida como mandante".
Ou seja, as equipes continuam somando pontos nos mata-matas e, mesmo que o São Paulo vença e o Corinthians perca neste domingo, ainda será possível ao time alvinegro somar mais pontos que o rival.
Nesse cenário, a equipe do Morumbi chegaria à final com no mínimo 48 pontos (dois empates nas quartas e semi). Mesmo que percam nesta última rodada da primeira fase, os comandados de Tite ainda poderão alcançar 49 pontos.

Julia Chequer-28.mar.2012/Folhapress
Jogadores do Corinthians comemoram um gol em jogo válido pelo Campeonato Paulista
Jogadores do Corinthians comemoram um gol em jogo válido pelo Campeonato Paulista

"Jogar por 19 rodadas é muito sacrifício, você perde muito jogador, a pré-temporada não compensa. E só ganha o mando de jogo? É muito pouco, não vale a pena", reclamou o são-paulino Emerson Leão, crítico costumeiro do regulamento.
Tite foca suas observações no fato de as quartas e as semifinais serem em partidas únicas. E deixa claro que o Corinthians tem maiores preocupações: apenas um titular de seu time deve ir a campo em Campinas.
"Um jogo é pouco, todo o trabalho pode ir por água abaixo em uma tarde infeliz. Eu não sei o que me faz ganhar um título. Mas eu sei o que me faz perder: negligenciar alguma vantagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário