quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rimas

Publicado em 12 de Abril de 2012, às 06h00min | Autor: Talita Moretto, da Redação

Alunos criam classificados poéticos

Professora orienta a criação de pequenas poesias estimulando a expressão de sentimentos como alegria, esperança e paz, através do conteúdo no jornal

Credito:
Faz apenas duas semanas que os alunos do 8º ano do Colégio Estadual Polivalente, em Ponta Grossa, começaram a trabalhar com o jornal impresso em suas aulas de Língua Portuguesa, mas a professora Gizele Tenório já conseguiu utilizar o caderno Classificados para o estudo do gênero de composição poética. “Conhecendo a estrutura de um jornal e principalmente a função dos classificados,os alunos conseguiram desenvolver esta atividade de forma significativa”, afirma Gizele.
O poema ‘Classificados Poéticos’, da escritora Roseana Murray, não poderia ter ficado de fora dessa atividade.Ele foi usado como base para a educadora poder mostrar a inportância da estrutura do texto para garantir a clareza e objetividade na hora de transmitir a informação. Depois, na prática, os alunos produziram classificados com os temas: paz, amor, alegria, esperança, felicidade, entre outros relacionados.
O trabalho unindo poesia e jornal é bastante praticado em aulas de Língua Portuguesa. Em 2011, por exemplo, a professora Ivanice Bassani do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, utilizou os recursos de um poema para auxiliar seus alunos do 7º ano na interpretação das notícias. Dentre os objetivos de Invanice estavam expressar opinião através da releitura de uma informação e produzir poemas a partir disso. “Foi proposto que os alunos fizessem a leitura de diferentes notícias e que relatassem o que chamou mais a atenção e justificassem a escolha das notícias. A partir da discussão expliquei que há várias maneiras de se expressar um acontecimento”, relata.
No momento da atividade, a maioria das notícias escolhidas pelos jovens estavam relacionadas com o tema violência. “A maior parte da turma demonstrou preocupação a respeito da violência na sociedade atual e manifestou a necessidade de existirem ações que trouxessem mais segurança para a população, bem como que as pessoas tivessem mais tolerância e respeito. Nossa conversa então girou em torno dessas notícias. Espero que continuemos buscando a transformação social, através da justiça e da paz”, manifesta a educadora.

CLASSIFICADOS POÉTICOS

Vendo uma vida boa, na vila esperança, na rua do amor e paz. Interessados ligar para:
Vida-esperança-amor-alegria. (Janaína Iavolski)
Quero trocar esse mundo de guerra e sem paz por um que tenha pessoas honestas,paz interior, humildade e bom coração. Tratar com: esperança e alegria.
(Adriele Gomes)
Alugo sobrado com 130 m2 de amor, com três quartos de saudades, uma sala de paz,
Uma cozinha de felicidades. (Gabriel Camargo)
Vendo paz no bairro da alegria, na vila da harmonia, na rua da amizade e no terreno do amor. Quem tiver interesse é só deixar os vícios, a preguiça, o ódio, a raiva e todas as coisas ruins do passado e viver o agora.
(Ana Paula Ott)
Procura-se um amigo, troco por aquele que me feriu. Compro um coração feliz e dou em troca um infeliz.Tratar pelo e-mail: amor@paz.com (Andressa Ribeiro)
Vende-se a solidão, próximo ao mercado “Sorriso falso”. Tratar com Doutora solitária. (Bruna Lemes)
Vende-se um xarope para pessoas que sofrem de amor. Ele é composto de paz, tranquilidade e tira os sintomas de sofrimento. Tratar no posto de saúde da paz.
(Fabiane Madureira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário