terça-feira, 8 de maio de 2012

FICHA LIMPA - SITE JB.COM.BR - tem um monte de gente em Ponta Grosssa Pr que vai ter de procurar emprego.


CNJ deve aprovar norma que exige “ficha limpa” em cargos comissionados 

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro, Brasília  
 
 
O Conselho Nacional de Justiça deve aprovar, na sessão plenária desta terça-feira, resolução que estende aos tribunais as exigências previstas na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), proibindo a ocupação de cargos comissionados por pessoas condenadas na segunda instância do Judiciário por atos hoje tipificados como causas de inelegibilidade.
O projeto de resolução começou a ser apreciado pelo CNJ na sessão do último dia 26 de março, com o voto do autor e relator da proposta, o conselheiro Bruno Dantas. Ele foi apoiado pelos conselheiros Marcelo Nobre e Jorge Hélio, que anteciparam os seus votos. Mas o desembargador Tourinho Neto — representante dos tribunais regionais federais no Conselho — pediu vista da matéria, e deve proferir o seu voto na sessão desta semana.
Contribuição valiosa”
Ao defender o ato normativo na sessão de março, Bruno Dantas (conselheiro indicado pelo Senado) afirmou : “Assim como fizemos ao banir do Poder Judiciário o nepotismo — considerado uma das mais arraigadas práticas herdadas por nossa cultura patrimonialista — temos agora a oportunidade de fornecer à nação outra contribuição valiosa e estruturante que, oxalá, pode vir a ser seguida pelos demais poderes da República nas três esferas federativas”.
Aquela sessão foi presidida pelo então vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto - que agora preside o STF e o CNJ. Ele considerou “louvável” o projeto de resolução, por que a iniciativa visa a “balizar” os tribunais na aplicação do artigo 37 da Constituição Federal, segundo o qual “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.
“O administrador é livre para nomear sem o concurso (para cargo de confiança). Mas não é livre autoridade para nomear qualquer um que tenha uma biografia contraindicada para o serviço público, porque caracterizada por passivo penal avultado”, disse naquela ocasião Ayres Britto, lembrando ainda que o CNJ foi o primeiro órgão a proibir o nepotismo, norma mantida pelo STF.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário