terça-feira, 8 de maio de 2012

OLHA O LIXO AHI GENTE! - SITE JMNEWS.COM.BR

Na região do Sabará

Publicado em 08 de Maio de 2012, às 06h00min | Autor: Célia Niescioruk, Josiane Postanovski, Rayssa Moletta | Edição: Talita Moretto

Lixo é depositado em área irregular

Ao visitar o local, constatou-se que há vários tipos de lixo, como orgânico, reciclável, industrial, doméstico, entre outros.

Credito:CRAS SabaráCredito:CRAS Sabará
O velho conhecido ‘Lixão do Sabará’ tem causado vários transtornos àpopulação local. A quantidade de lixo que vem sendo depositada só aumenta
Após a leitura da noticia ‘É lei: Lixo nas ruas pode dar multa’, publicada pelo Jornal da Manhã no dia 27 de março, as crianças participantes do projeto de Fortalecimento de Vínculos, que acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sabará, identificaram que no seu bairro havia um depósito de lixo irregular, cuja ação deveria ser denunciada para que os responsáveis fossem devidamente punidos. Ao visitar o local, constatou-se que há vários tipos de lixo, como orgânico, reciclável, industrial, doméstico, entre outros.
Após a visita foi questionado: O que vocês fariam para melhorar essa paisagem? Foram inúmeras as respostas dadas. Dentre elas podemos destacar: “Para melhorar a paisagem as pessoas teriam que parar de jogar o lixo neste local, serem punidas economicamente quando cometerem essa infração e cercar o terreno com telas que dificultem o acesso”, acredita Douglas Vinicíus Carneiro. Para Lucas Rodrigues, seria necessário tirar todo o lixo que está no local e levá-lo até o aterro sanitário da cidade, além de fiscalizar para identificar os principais responsáveis pelo descarte indevido do lixo.
Depois da visita ao ‘Lixão’ e discussão sobre o assunto foram realizadas atividades de conscientização com os alunos. Eles produziram frases, textos e desenhos, buscando mostrar aos participantes do programa [CRAS] a real situação do bairro e assim encontrar meios de prevenção e, dessa forma, chamar também a atenção das autoridades responsáveis e da população para o problema, sensibilizando para uma possível restauração da área afetada.

*Os autores são professores do CRAS Sabará

Nenhum comentário:

Postar um comentário