quinta-feira, 13 de junho de 2013

ARQUITETURA E DESIGN - página copiada e colada do site plantaodacidade.com.br


13/06/2013
CASA ANTIGA ABRIGA O SALUMERIA RISTORANTE
A Toscana no Centro Histórico de Curitiba
O ambiente típico do Salumeria Ristorante Gastronomia insere o cliente em uma verdadeira atmosfera do interior da Itália
Desde Janeiro deste ano, pessoas que prezam pelo bom gosto contam com novo endereço no São Francisco, região do Centro Histórico de Curitiba. Localizado na Rua Jaime Reis, 216, o Salumeria Ristorante Gastronomia combina sabores da Toscana e Emiglia Romana com projeto de arquitetura e decoração que circula entre o rústico com o contemporâneo. Enquanto valoriza a antiguidade, sua atmosfera é moderna e foge do lugar comum das tradicionais cantinas.
No entendimento dos arquitetos Guto Biazzetto e Carolina Espezim, sócios do escritório Gambiarra Arquitetura, a decoração tem como proposta ambientar o restaurante com a antiga Itália, destacando sua cultura campesina, na qual os ambientes domésticos ostentam louças, comidas embutidas, frutas e colheres penduradas nas paredes. Tudo isso mesclado com um acabamento moderno e refinado.
Houve bastante liberdade para executar criações no espaço, porém o proprietário exigiu desde o início um local elegante, aconchegante e atual em todo o seu contexto. A inspiração antiga e rústica ficou por conta da preservação da estrutura da casa e da utilização de matérias como pedras, forro de madeira e esquadrias. As paredes grossas de pedra, originais da casa, foram preservadas para abrigar a adega”, afirma Guto.
O mobiliário, por sua vez, garante um toque contemporâneo com mesas feitas em madeira de demolição. A decoração é lúdica e remete ao ambiente das casas simplistas dos campos da Itália, contendo itens como colheres de pau e jogos de panelas à mostra. O espaço também conta com balcões apperitivi, onde o cliente pode esperar por uma mesa. A originalidade da casa antiga foi mais uma vez valorizada com um piso de vidro em um dos salões do restaurante, que permite visualizar sua fundação original.
No sentido de se obter o atual resultado, foram necessários dois anos de reformas, inclusive estruturais. O espaço tem capacidade para 64 lugares em seus ambientes distintos, entre eles três salões, cozinha e área externa. No lounge e no bar da adega, a capacidade é para outras 40 pessoas.
Colaboradores do projeto do Salumeria Ristorante Gastronomia:Mobiliário fixo: Mercearia RibeiroMesas e cadeiras: Artesanal MóveisMão de obra: Schwarz ElétricaIluminação: SpotlightingProjeto: Construtora Skora
Salumeria Ristorante Enogastronomia
Rua Jaime Reis, 216 - São Francisco, Curitiba
Fone: (41) 3049-5501
Funcionamento - Terça a sábado, das 19h às 24h.
Fotografias de Guto Biazzetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário