segunda-feira, 17 de junho de 2013

NIGÉRIA X TAITI - Jogadores do Taiti comemoram o primeiro gol internacional (Foto: Marcos Ribolli) - GLOBO.COM VEICULOU

Nigéria passeia, mas Taiti faz gol histórico e leva torcida ao delírio

Africanos venceram com facilidade por 6 a 1 e lideram o grupo no saldo de gols, à frente da Espanha. Já os taitianos saíram aplaudidos do Mineirão

Por Juliano CostaBelo Horizone, MG
9 comentários
Atleticanos e cruzeirenses se uniram pelo vermelho de uma seleção da Polinésia Francesa numa segunda-feira que entrou para a história do futebol mundial. Com caminhoneiro, contador, entregador e alpinista entre seus 23 convocados, o Taiti fez um gol na Nigéria. E daí que os africanos fizeram seis e venceram o jogo? Todos os 20.187 presentes no Mineirão sabiam que o grande feito era taitiano. O volante Jonathan Tehau, que, assim como 22 de seus 23 companheiros, nunca havia jogado fora da Oceania, foi o responsável por unir torcedores rivais num grito de gol no Mineirão. Foi a primeira partida oficial da amadora equipe do Taiti numa competição oficial, a Copa das Confederações.
A diferença técnica entre os campeões da Oceania e da África era gigantesca. Mas o incrível desleixo dos nigerianos e o ímpeto dos taitianos fizeram com que o jogo não terminasse numa goleada muito maior. Era exatamente isso o que o Taiti queria – sair do Mineirão de cabeça erguida, com honra, sob aplausos de torcedores que souberam reconhecer seu esforço e dedicação. Para a Nigéria, o 6 a 1 acabou sendo pouco. Uruguai e Espanha, as outras equipes do Grupo B, devem fazer muito mais sobre o Taiti. E o saldo de gols é o primeiro critério de desempate para a classificação.

Milagres acontecem
A Nigéria começou o segundo tempo com uma preguiça irritante. Os nigerianos tocavam a bola com desleixo, algo que os deuses do futebol não costumam tolerar. Chegava a ser cômico: o nigeriano pintava sozinho na cara do gol, driblava o goleiro e tropeçava no gramado – ou na própria soberba. Aconteceu cinco vezes. Cinco! A torcida mineira riu como se estivesse num circo.
Taiti x Nigéria (Foto: AP)Nigerianos comemoram mais um gol contra o Taiti (Foto: AP)
A alegria maior, porém, ainda estava por vir. Aos 9, Vahirua cobrou escanteio e Jonathan Tehau subiu com estilo para fazer o primeiro gol da história do Taiti numa competição oficial fora da Oceania. Os mineiros foram ao delírio. Gol de Cruzeiro ou Atlético não renderiam comemoração maior – até porque, o Taiti conseguira juntar as duas torcidas rivais numa só força. No campo, os taitianos vibraram simulando o movimento de uma canoa. No banco, membros da comissão técnica pareciam só faltar chorar. Linda festa taitiana.

Quinze minutos depois, naquelas grandes ironias que só o futebol é capaz de fazer, a Nigéria chegou ao quarto gol num lance em que a bola bateu em Vahirua e Jonathan Tehau, justamente os responsáveis pelo gol taitiano, antes de entrar.
Comemoração Taiti (Foto: Marcos Ribolli)Jogadores do Taiti comemoram o primeiro
gol internacional (Foto: Marcos Ribolli)
Cabia mais. Oduamadi fez seu terceiro gol, despontando na artilharia da competição, ao completar cruzamento de Ideye. O lateral Uwa Echiejile fez o sexto aos 35.

Com 6 a 1 no placar, os cruzeirenses começaram a sacanear os atleticanos, lembrando da goleada registrada na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, que livrou a Raposa do rebaixamento. “A – E – I – o Galo é Taiti”, gritava a metade azul do Mineirão. Tudo era motivo para festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário