Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Quatro autocaixas estão disponíveis no Super Muffato da Alberto Folloni, no bairro Juvevê, em CuritibaAtendimento Supermercado inaugura primeiro autocaixa de Curitiba
Sistema permite que o próprio consumidor passe os códigos de barras de suas compras no caixa e que pague a conta com cartão de débito ou crédito
06/06/2013 | 11:54 | João Pedro Schonarth
O Grupo Muffato inaugurou na manhã desta quinta-feira (6) o primeiro sistema de autocaixa de Curitiba, primeira capital do país a contar com a tecnologia, que já está disponível em uma unidade de Londrina e outra de Maringá. Pelo autocaixa, o próprio consumidor passa o código de barrar de suas compras no caixa, e paga a conta com cartão de débito ou crédito. Quatro autocaixas estão disponíveis no Super Muffato da Alberto Folloni, no Juvevê.
O autocaixa funciona assim: o cliente chega, clica na tela para iniciar o processo, passa os códigos de barras e coloca os produtos em uma sacola, que fica em uma espécie de balança ao lado do caixa. O sistema identifica o produto e compara o peso da sacola com o verificado pelo leitor. Caso o produto seja colocado na balança antes de passar pelo leitor, o sistema avisa para o consumidor tirar o item da sacola e ser conferido. Se o consumidor passar o produto e não o colocar na sacola, o sistema também emite um alerta. No caso de frutas e verduras, o consumidor deve indicar na tela qual a opção está levando.
Um funcionário faz o controle da operação e outro ajuda o atendimento. Na tela de controle, o funcionário tem acesso ao que está sendo comprado e pode verificar erros.
sistema não tem limitação de itens a serem verificados, mas, para o autocaixa cumprir sua função de "agilizador" de compras, o supermercado indica que sejam levados ao caixa, no máximo, 15 itens.
Em Londrina, durante os quase sete meses de operação, o autocaixa já finalizou mais de 60 mil compras, atendendo uma média de 300 clientes por dia - o autoatendimento já representa 6% do total das vendas mensais nas duas lojas que contam com a tecnologia.
O autocaixa funciona assim: o cliente chega, clica na tela para iniciar o processo, passa os códigos de barras e coloca os produtos em uma sacola, que fica em uma espécie de balança ao lado do caixa. O sistema identifica o produto e compara o peso da sacola com o verificado pelo leitor. Caso o produto seja colocado na balança antes de passar pelo leitor, o sistema avisa para o consumidor tirar o item da sacola e ser conferido. Se o consumidor passar o produto e não o colocar na sacola, o sistema também emite um alerta. No caso de frutas e verduras, o consumidor deve indicar na tela qual a opção está levando.
Um funcionário faz o controle da operação e outro ajuda o atendimento. Na tela de controle, o funcionário tem acesso ao que está sendo comprado e pode verificar erros.
sistema não tem limitação de itens a serem verificados, mas, para o autocaixa cumprir sua função de "agilizador" de compras, o supermercado indica que sejam levados ao caixa, no máximo, 15 itens.
Em Londrina, durante os quase sete meses de operação, o autocaixa já finalizou mais de 60 mil compras, atendendo uma média de 300 clientes por dia - o autoatendimento já representa 6% do total das vendas mensais nas duas lojas que contam com a tecnologia.
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