quinta-feira, 6 de junho de 2013

tecnologia a serviço - Supermercado inaugura primeiro autocaixa de Curitiba - Sistema permite que o próprio consumidor passe os códigos de barras de suas compras no caixa e que pague a conta com cartão de débito ou crédito

Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo / uatro autocaixas estão disponíveis no Super Muffato da Alberto Folloni, no bairro Juvevê, em Curitiba Quatro autocaixas estão disponíveis no Super Muffato da Alberto Folloni, no bairro Juvevê, em CuritibaAtendimento

Supermercado inaugura primeiro autocaixa  de Curitiba

Sistema permite que o próprio consumidor passe os códigos de barras de suas compras no caixa e que pague a conta com cartão de débito ou crédito

20
06/06/2013 | 11:54 | João Pedro Schonarth
O Grupo Muffato inaugurou na manhã desta quinta-feira (6) o primeiro sistema de autocaixa de Curitiba, primeira capital do país a contar com a tecnologia, que já está disponível em uma unidade de Londrina e outra de Maringá. Pelo autocaixa, o próprio consumidor passa o código de barrar de suas compras no caixa, e paga a conta com cartão de débito ou crédito. Quatro autocaixas estão disponíveis no Super Muffato da Alberto Folloni, no Juvevê.
O autocaixa funciona assim: o cliente chega, clica na tela para iniciar o processo, passa os códigos de barras e coloca os produtos em uma sacola, que fica em uma espécie de balança ao lado do caixa. O sistema identifica o produto e compara o peso da sacola com o verificado pelo leitor. Caso o produto seja colocado na balança antes de passar pelo leitor, o sistema avisa para o consumidor tirar o item da sacola e ser conferido. Se o consumidor passar o produto e não o colocar na sacola, o sistema também emite um alerta. No caso de frutas e verduras, o consumidor deve indicar na tela qual a opção está levando.
Um funcionário faz o controle da operação e outro ajuda o atendimento. Na tela de controle, o funcionário tem acesso ao que está sendo comprado e pode verificar erros.
sistema não tem limitação de itens a serem verificados, mas, para o autocaixa cumprir sua função de "agilizador" de compras, o supermercado indica que sejam levados ao caixa, no máximo, 15 itens.
Em Londrina, durante os quase sete meses de operação, o autocaixa já finalizou mais de 60 mil compras, atendendo uma média de 300 clientes por dia - o autoatendimento já representa 6% do total das vendas mensais nas duas lojas que contam com a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário