segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Hospital Regional terá bolsas do governo federal para residência médica - plantaodacidade.com.br veiculou a noticia

Hospital Regional terá bolsas do governo federal para residência médica
   
Neomil Macedo – Assessoria
O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), registra mais um conquista neste final de ano, com a aprovação de projeto de residência médica no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas - Pró-Residência. O projeto prevê a concessão pelo Ministério da Saúde de 12 bolsas para residentes nas áreas de Clínica Médica (4), Cirurgia Geral (4), Medicina da Família e Comunidade (2) e Neurologia (2). No último dia 23, o HU conquistou 14 bolsas para Residência Multiprofissional.
Atualmente, o HURCG conta com seis residentes nas áreas de Clínica Médica (4) e Cirurgia Geral (2). Em 1º de março, assume nova turma de residentes nas especialidades de Clínica Médica; Cirurgia Geral; Medicina da Família e Comunidade e Neurologia (aguardando autorização). Segundo o diretor do HU, professor Everson Augusto Krum, até o momento o Programa de Residência era mantido com pagamento das bolsas pela UEPG. “Agora esses recursos virão do governo federal, abrindo possibilidades de investimentos em outras áreas do hospital”.
Everson Krum explica que as bolsas foram concedidas em nome da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que era a gestora do HU até junho de 2013, período no qual o projeto foi submetido ao edital do Pró-Residência. “Estas 12 bolsas para residência médica, mais as 14 bolsas para o programa de Residência Multiprofissional, comprovam a excelência dos projetos apresentados e da qualidade de ensino da UEPG”, diz o diretor do HU, destacando a parceria com a SESA, que não mediu esforços e recursos para estruturar e dar todas as condições de funcionamento ao hospital até passá-lo para a gestão da universidade.
“A maior beneficiada com essa parceria é a população dos Campos Gerais”, prossegue Everson Krum. O HU é o maior hospital público da região, com 110 leitos ativos, entre eles 12 de UTI Adulto, seis de UTI e quatro de UCI (cuidados intermediários) Neo Natal e quatro salas de cirurgias ativas. A essa estrutura ainda somam-se leitos especializados em Clínica Médica (investigação diagnóstica), Neurologia e Infectologia, leitos das especialidades Cirúrgicas e de Ginecologia e ambulatórios acadêmicos, com a presença de alunos de Medicina desde o segundo ano, bem como estudantes de Enfermagem e Farmácia.
Na aprovação do projeto apresentado ao Pró-Residência, segundo Everson Krum, também foram determinantes os equipamentos de imagem de última geração (ultrassom, mamógrafo, tomógrafo e endoscopia, entre outros) adquiridos pela SESA. Destaque também para o grande volume de pacientes atendidos nos consultórios, bem como de pacientes encaminhados para cirurgias. Em outubro, por exemplo, o HU bateu recorde no número de atendimentos, com 2.957 registros. A média mensal de 2013 passa de 2.200 atendimentos. Também em outubro foram registrados recordes no número de cirurgias, 159 (média mensal de 107) e de exames de tomografia, 435 (média mensal de 223 exames)

Nenhum comentário:

Postar um comentário