quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Jovem de 15 anos morre afogado em lagoa - dcmais.com.br veiculou

Jovem de 15 anos morre afogado em lagoa

Lagoa tinha pouco mais de dois metros de profundidade nos pontos mais fundos
Mariana Galvão NoronhaFale com o repórter
Publicado em: 19/12/2013 - 00:00 | Atualizado em: 18/12/2013 - 20:14

Resgate dos Bombeiros foi rápido, mas não conseguiu evitar o óbito (Foto: Fábio Matavelli)

Um adolescente de 15 anos acabou morrendo afogado na tarde de ontem em uma lagoa no bairro Vila Ricci, em Ponta Grossa. A vítima, identificada como Rodrigo Silva, mais conhecido como Tiagão, estava no local com outros cinco amigos. Eles são moradores do Parque Auto Estrada e haviam se deslocado perto das 15 horas até a lagoa para se refrescar.
A lagoa fica em um terreno particular onde antes funcionava uma olaria. Dos seis amigos, com idades entre 13 e 18 anos, somente os cinco que sabiam nadar entraram na água. Um deles teria alertado os colegas que o fundo da lagoa apresentava alguns galhos, já recomendando cuidado. A suspeita deles é que enquanto nadava, Rodrigo tenha enroscado o pé em algum desses galhos e se afogado.
"Ele ficou desesperado, pedindo socorro. Um colega que estava mais perto tentou ajudar, mas como ele se debatia muito, quase se afogou também e desistiu. A gente queria fazer alguma coisa, mas poucos minutos depois o corpo dele não voltou mais para a superfície", conta o colega Jonathan Oliveira, de 18 anos.
Jonathan era amigo de infância da vítima e conta que tentou resgatá-lo ainda três vezes após o afogamento. "Entrei na água de novo, no ponto em que ele tinha sumido, desesperado tentando encontrá-lo. É difícil aceitar o que aconteceu. Num minutos estávamos nos divertindo e no outro, ele gritando desesperado por ajuda", lembra.
O resgate dos bombeiros foi bastante rápido. Os adolescentes solicitaram ajuda e cerca de cinco minutos depois que a vítima havia ficado submersa o Corpo de Bombeiros já chegava ao local. "Realizamos as buscas na lagoa, mas infelizmente já recolhemos a vítima em óbito", apontou a tenente Keyla. De acordo com ela, a profundidade da lagoa pode chegar a pouco mais de dois metros nos pontos mais fundos, mas existe a chance de Rodrigo ter enroscado os pés nos galhos e isso ter causado o afogamento.
Equipes do Samu e Siate se deslocaram para atender a ocorrência. O Instituto Médico Legal esteve presente para recolher o corpo da vítima. O local do afogamento já registrou outros incidentes, de acordo com os moradores da localidade. Eles relataram que é comum a invasão da propriedade por crianças e adolescentes para nadar no local, já que o terreno é cercado com uma tela de fácil transposição.
Cuidados fundamentais
O Corpo de Bombeiros orienta a população para não se colocar em risco em situações como esta. De acordo com a tenente Keyla, o mais seguro é escolher locais mais rasos e sem sujidade (os galhos ao fundo) para se banhar. "É muito perigoso entrar na água em um local desconhecido ou depois de ingerir bebida alcoólica. No caso de presenciar um afogamento, a recomendação é chamar o Corpo de Bombeiros imediatamente e não tentar realizar o salvamento se não tiver plena segurança. Algum objeto para a pessoa se apoiar pode ser arremessado, mas nenhuma outra pessoa deve se colocar em risco para resgatar a vítima", destacou a tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário