segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

UEPG anuncia mudanças no PSS e no Vestibular - site plantaodacidade.com.br veiculou

UEPG anuncia mudanças no PSS e no Vestibular

   
Assessoria
A partir de 2014, o Processo Seletivo Seriado – PSS, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), passará por uma série de mudanças definidas a partir de discussões com os representantes da rede pública e privada de ensino e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). De acordo com o coordenador-geral da Comissão Permanente de Seleção (CPS), professor Ivo Mario Mathias, as alterações visam atender às Diretrizes Curriculares do Paraná (2008) e atualizar o conteúdo programático do ensino médio, incluindo disciplinas como Filosofia e Sociologia e novos gêneros textuais para a prova de Redação.
O PSS se constitui em uma forma alternativa de ingresso no ensino superior, na qual o candidato tem os conhecimentos avaliados ao longo do ensino médio, através das provas do PSS I, referente à primeira série; PSS II, segunda série; e PSS III, terceira série. Ao PSS, a UEPG reserva 25% das vagas ofertadas anualmente para os cursos de graduação. A opção pelo curso ocorre na terceira fase do processo (PSS III). Para este ano, foram ofertadas 490 vagas para 38 cursos nos campus de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba.
De acordo com o coordenador-geral da CPS, órgão responsável pelos concursos vestibulares da UEPG, a forma de composição das provas, com conteúdo programático aprovado pelo CEPE, passa a vigorar a partir de 2014 (PSS I), para os candidatos do triênio 2014/2016, e assim sucessivamente, reforçando que o PSS é um processo com duração de três anos. Para os candidatos do PSS II e III, triênios 2012/2014 e 2013/2015, permanecem os conteúdos programáticos em vigência, aprovados pelo CEPE em 2009, com exceção da Redação, que inclui novos gêneros textuais e a Literatura, que passa a ter novas obras literárias.
Especificamente em relação ao PSS I, dentro do novo conteúdo programático, a prova passa a ter questões referentes às disciplinas de Sociologia e Filosofia, cuja inclusão obrigatória no currículo do Ensino Médio da Rede Pública foi instituída pela Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. A Redação passa a contar com novos gêneros textuais para a produção de texto, como comentários em blog, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico. Na disciplina de Literatura, serão cobradas as leituras da obras “Melhores Poemas”, de Cláudio Manoel da Costa; e “Cartas Chilenas”, de Tomáz Antônio Gonzaga. O PSS I terá 60 questões, com sistema somatório.
No PSS II (40 questões, somatório), serão exigidas as leituras dos livros “Noite na Taverna”, de Alvarez Azevedo; e “O Alienista”, de Machado de Assis. Na Redação, os candidatos deverão atender a gêneros textuais como carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo argumentativo e resumo.
Já no PSS III (50 questões, somatório), na disciplina de Literatura as obras serão: “Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto; “O aprendiz de feiticeiro”, de Mário Quintana; “O grande mentecapto, de Fernando Sabino; “Quase memória, quase romance”, de Carlos Heitor Cony; e “Amor e outros contos”, de Luiz Vilela. Na prova de Redação, os vestibulandos deverão atender aos gêneros carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.
As mudanças no PSS atingem também a pontuação das questões de alternativas múltiplas, que passam a ter os seguintes valores:
Vestibulares 2014
Para os concursos vestibulares da UEPG, a partir de 2014, nas questões de Literatura serão cobradas as mesmas leituras exigidas no PSS III, bem como os gêneros textuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário