quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MUNDIAL DE CLUBES 2013 - Bayern demora a bater "muralha" chinesa, mas massacra em placar e números - portal terra.com.br veiculou

Bayern demora a bater "muralha" chinesa, mas massacra em placar e números


Bayern conseguiu vitória tranquila sobre primeiro rival no Mundial Foto: Reuters
Bayern conseguiu vitória tranquila sobre primeiro rival no Mundial
Foto: Reuters
 
A vitória do Bayern de Munique por 3 a 0 sobre o Guangzhou Evergrande nesta terça-feira pela semifinal do Mundial de Clubes não chega a ser uma surpresa, mas impressionou a soberania do time alemão dentro de campo. O time comandado por Josep Guardiola até encontrou uma certa resistência na retranca chinesa no primeiro tempo, mas sobrou em campo no Grand Stade d’Agadir e avançou com méritos à decisão do torneio da Fifa.

O primeiro gol da partida só saiu aos 40min do primeiro tempo, com uma grande contribuição do goleiro Cheng Zeng em um chute cruzado de Franck Ribéry. Até então, o Guangzhou se segurava como podia e ainda contava com a sorte, com a trave impedindo que Thiago e Toni Kroos abrissem o placar anteriormente.

O gol dos alemães era questão de tempo, apesar do ferrolho armado pelo italiano Marcelo Lippi, treinador do Guangzhou. O esquema tático chinês era composto por sete jogadores bastante recuados, que tinham nítida dificuldade para levarem a bola da defesa para o ataque sul-americano composto pelos brasileiros Muriqui e Elkeson e pelo argentino Darío Conca.

A zaga também se enrolou toda aos 45min para sair jogando; Thiago foi mais esperto, fez o desarme e colocou na cabeça de Mario Mandzukic para fazer 2 a 0. No segundo tempo, Mario Götze acertou um belo chute de fora da área e deu números finais ao marcador. 

A posse de bola, característica principal dos times de Guardiola, foi evidente nesta terça-feira em Agadir. O Bayern esteve durante 72% do tempo com a bola nos pés, a maior parte do tempo no campo de ataque, com o brasileiro naturalizado espanhol Thiago realizando papel crucial na distribuição dos passes. Mas o time alemão foi muito mais objetivo e poderia ter conquistado uma vantagem ainda maior: no total, foram 27 finalizações, sendo que cinco pararam na trave ou no travessão. Do outro lado, o Guangzhou teve somente dois chutes a gol - ambos para fora.

A soberania em campo fez Guardiola preservar alguns de seus titulares para a decisão do Mundial: ele sacou Kroos, Ribery e Mandzukic e promoveu as entradas de Javi Martínez, Xherdan Shaqiri e Claudio Pizarro no segundo tempo. O placar não aumentou, mas a intensidade não diminuiu.

Classificado com sobras para a final, o Bayern de Munique agora parte para a cidade de Marrakech, a 300 km de Agadir. A decisão do Mundial de Clubes será no próximo sábado, contra quem passar da partida de quarta-feira entre Atlético-MG e Raja Casablanca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário