quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A PRIMEIRA DO DIA - SAIU NO JMNEWS.COM.BR ( JORNAL DA MANHÃ ).

Lixo volta a ser problema no Contorno Leste

Denúncia sobre acúmulo de lixo às margens de rodovia publicada no Jornal da Manhã deu resultado. Porém, menos de três dias depois, lixo novamente pode ser visto na região

Edilson Gorte captou a imagem do local e cobra medidas da prefeitura para localizar autor; lixo seria resultado de uma festa.
Na edição do dia 8 de dezembro (quinta-feira), o Jornal da Manhã o publicou uma matéria sobre o lixo acumulado no Contorno Leste. Naquela ocasião, diante da grande quantidade de lixo despejado às margens da estrada, Andréa Jucoski falava da falta de fiscalização do poder público para cuidar de uma das portas de entradas da cidade. “Isso pega muito mal pra gente que mora aqui”, ponderou na ocasião.
Menos de 10 dias depois, o problema aparentemente foi resolvido, segundo Edilson Gorte, representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – o Comdema. Porém, o descaso dos moradores fez-se presente novamente. “Vocês publicaram a denuncia de alguns cidadãos a respeito do Lixo no Contorno Leste e deu resultado. A Prefeitura foi lá ou mandou alguém fazer (o trabalho) e ficou tudo limpo e roçado na sexta-feira, dia 16. Hoje, segunda-feira, dia 19, está tudo com lixo novamente”, indignou-se Gorte em e-mail endereçado à redação no início da semana.
O representante do Conselho fez algumas fotos no local e observou que alguns detalhes podem revelar o autor da poluição. “Tenho a dizer que é lixo de alguma festividade, pois há muitos copos descartáveis e garrafas de vinho”, declarou. Gorte cobrou uma ação cuidadosa da prefeitura para que tais atos não ocorram novamente. “Temos que solicitar que a Prefeitura que retire o lixo com bastante atenção para ver se acham alguma coisa que denuncie o criminoso”, completou.
Gorte foi ouvido na matéria publicada no dia 8 de dezembro, e naquela ocasião lembrou de uma campanha de orientação à população realizada pelo Legislativo, para não despejar lixos em terrenos, ruas ou estradas. Porém, segundo ele, não surtiu efeito.
Punição
Lei municipal proíbe poluição de vias
No final do mês passado foi aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Alina de Almeida César (PMDB), proibindo o cidadão de jogar ou depositar lixo de qualquer espécie nas ruas, praças ou em qualquer área não destinada pelo poder público para esta finalidade. Pela proposta, a pessoa que for flagrada jogando lixo nas ruas vai receber uma advertência, e no caso de reincidência, terá que pagar multa de aproximadamente R$ 200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário