quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sanepar recomenda o uso
racional da água durante o verão
A chegada do calor aumentou em 24 milhões de litros por dia o consumo de água em Curitiba e região metropolitana – o equivalente a cerca de 3,5%, em relação à média de consumo dos 10 primeiros meses do ano. De acordo com a Sanepar, a falta de chuva durante a última semana reduziu a vazão do Rio Miringuava, diminuindo em cerca de 11% a produção de água tratada naquele sistema, um dos quatros responsáveis pelo abastecimento da capital e municípios metropolitanos.
Estas duas situações, somadas, influem no abastecimento. Moradores de alguns bairros de Curitiba, Pinhais e Piraquara estão sentindo falta de água em suas torneiras. O problema, no entanto, só é registrado nos imóveis que não possuem caixa de água conforme determina a norma técnica. O reservatório domiciliar deve ter capacidade para abastecer o imóvel por no mínimo 24 horas.
Para amenizar os impactos do pico de consumo, a Sanepar está usando toda a capacidade instalada nos sistemas Miringuava, Iguaçu, Iraí e Passaúna, que funcionam de forma integrada. Também estão sendo realizadas obras para melhorar a capacidade de produção e distribuição do sistema. Os técnicos acompanham a evolução do consumo dia e noite, fazendo remanejamentos que permitam reduzir as conseqüências do aumento no consumo e queda na produção de água.
Em Curitiba, os bairros mais afetados – e que estão sendo monitorados pelo Centro de Controle Operacional e as equipes em campo – são Pinheirinho, Ceasa, Ganchinho, Umbará, Capão Raso, Tatuquara, Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Campo Santana, Cidade Industrial e Caximba. Em Pinhais, Vila Amélia, Maria Antonieta, Palmital, Jardim Triângulo e Rosi Galvão. E em Piraquara, Guarituba.
O que fazerA população pode colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho, reutilizando a água usada na máquina e tanque de lavar roupa e deixando de lavar carro e calçada, além de outras mudanças nos hábitos de consumo. Veja algumas dicas para reduzir o consumo de água.
Para limpar a casa e o carro:- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
 
Na higiene: - Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
Outras dicas:
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário