quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

UEPG apresenta equipe
do Projeto Rondon 2012
Neomil Macedo - Assessoria
Acadêmicos e professores que vão representar a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na ‘Operação Pai Francisco 2012’ do Projeto Rondon se apresentaram ao reitor João Carlos Gomes na última sexta-feira. A equipe coordenada pelos professores Mário Cezar Lopes (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino) e Marilisa do Rocio Oliveira (Departamento de Administração) parte para o município de Apicum-Acu (Maranhã), no próximo dia 20 de janeiro, com retorno programado para 5 de fevereiro.
O reitor destacou a participação da UEPG em todas as operações do Projeto Rondon, desde que foi retomado pelo governo federal em 2005. Originalmente, ele foi criado em 1967 e, durante as décadas de 1970 e 1980 permaneceu em franca atividade. A desativação ocorreu em 1989. Desde sua origem, o Projeto Rondon visa à formação do universitário como cidadão, integrando a comunidade acadêmica ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade socioeconômica do país. Em suma, o projeto visa a responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
“Temos orgulho de receber elogios à competência com que as nossas equipes têm desenvolvidos suas ações em todas as operações em que a UEPG participou”, disse o reitor ao grupo de rodonistas da ‘Operação Pai Francisco’. Para ele, esta é uma experiência sem precedentes na carreira acadêmica, pelo contado com populações de baixíssimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e mostra outra realidade do país, que apesar de estar entre as principais economia do planeta, possui grande parcela da população vivendo abaixo da linha de pobreza. “Na volta, tenho a certeza de que todos vocês farão um balanço e concluirão que o esforço de ficar um período longe de suas famílias valeu a pena. É uma experiência de vida”.
Com a experiência de várias participações em operações do Projeto Rondon, o professor Mário Cezar Lopes, diz que a ‘Operação Pai Francisco’, no município de Apicum-Açu, no litoral maranhense, reserva alguns diferenciais. Ele fez a viagem precursora à cidade, em outubro. Segundo o professor, o município possui pouco mais de 13 mil habitantes. Em torno do porto de Tabatinga, ponto de desembarque de pescado, gira sua economia. Entre as curiosidades, ele destaca uma comunidade de albinos existente na cidade, com cerca de 40 pessoas. Com acesso pela rodovia MA 303, está a uma distância de 578 km da capital, São Luiz.
Além dos professores Mario Cezar Lopes e Marilisa Oliveira, a equipe da UEPG é composta pelos acadêmicos Adelaine Ellis Carbonar dos Santos; Beatriz Fernandes Correa; Denival Luis De Oliveira; Ellen Guimarães Pimentel; Guilherme Antonio Matté; Michella Przybycien; Natália Rodrigues Lima dos Santos; e Tamires Regina Aguiar de Oliveira Cesar. Em Apicum-Açu, eles vão desenvolver ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Como parceira na operação, a UEPG terá a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário