O município de Ponta Grossa teve nota 5,85 em avaliação de desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) divulgada nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. O ranking do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus) avaliou o atendimento em todos os municípios, estados e em âmbito nacional de acordo com uma escala de 0 a 10, categorizada em seis grupos.
A avaliação do secretário de Saúde, Edson Alves, é de que a nota significa resultado de todo o trabalho feito em prol da saúde em atenção primária. “Nosso foco quanto à gestão da saúde local é priorizar as consultas básicas, puericultura, Unidades Básica de Saúde, Programas Saúde da Família, ações positivas, entre outras metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sem esquecer as demais estruturas, é claro”, explica. Conforme o secretário, a análise é composta por 24 indicadores para cada município.
Ponta Grossa pertence a grupo 1 e 2, composto por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população. Na lista publicada pelo Governo Federal, entre as sete cidades avaliadas nesse grupo de atendimentos de média complexidade, o município está em sexto lugar, à frente de Maringá. “Se comparado a outras cidades, o subsídio que recebemos é substancialmente menor e por isso temos mais motivos para estarmos satisfeitos com a ótima avaliação”, comemora.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário