Exposição no TRT-PR retrata os trabalhadores da construção civil e suas relações com a Justiça do Trabalho
Mostra exibirá processos trabalhistas que datam a partir dos anos 30
Colocação de petit-pave no calçadão da Rua XV de Novembro, esquina com a rua Monsenhor Celso. Curitiba, 1972 - uma das imagens em exposição
Curitiba, 23 de agosto de 2012 - Será realizada, a partir da próxima segunda-feira, 27 de agosto, no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, em Curitiba - a exposição “Trabalhadores da Construção Civil e a Justiça do Trabalho”. A mostra tem por objetivo relembrar a história do operariado civil, na pessoa dos muitos serventes, contramestres, pedreiros, mestres de obras, carpinteiros, marceneiros, soldadores e tantos outros, que tiveram de recorrer à Justiça do Trabalho na busca de seus direitos. A cerimônia de abertura da exposição será às 17 horas do dia 27. A mostra pode ser visitada das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Categoria fundamental para o desenvolvimento do Brasil moderno, em razão de sua contribuição direta na infraestrutura do país ao longo do século XX, esses trabalhadores tiveram papel relevante na ascensão da classe operária e seus movimentos reivindicatórios no período em que o Direito do Trabalho passou a ser institucionalizado no país, por meio da evolução legislativa verificada nos anos 30, que culminou com a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (em maio de 1943).
Dentre os documentos importantes que integram o acervo do TRT-PR e que serão expostos estão autos de processos trabalhistas e convenções coletivas – alguns desses materiais datam dos anos 30. Integram a exposição, também, fotos da construção do prédio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de autoria de Oscar Niemeyer; da reforma do prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) e de obras anônimas da cidade de Curitiba e região metropolitana. Na exposição haverá, ainda, uma réplica de um canteiro de obras, com o objetivo de aproximar o visitante do universo da categoria.
Ao retratar a história da construção civil, a exposição abordará também uma das problemáticas da atividade: o alto índice de acidentes de trabalho. A questão vem em um momento bastante oportuno, justamente na semana seguinte ao lançamento do Programa Trabalho Seguro no Estado do Paraná, que ocorre nesta sexta-feira, 24, na cidade de Foz do Iguaçu, com a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen.
A mostra sobre os trabalhadores da construção civil é a terceira realizada, pelo Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná, em homenagem a uma categoria de trabalhadores. As anteriores trataram dos portuários e dos ferroviários.
SERVIÇOS
Período: a partir do dia 27 de agosto de 2012
Abertura solene: dia 27 de agosto às 17hs
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19 h.
Local: Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 (esq. com a Rua Visconde do Rio Branco), em Curitiba – PR.
Informações: (41) 3310-7741
Texto: Gilberto Bonk Junior
Foto: Acervo Casa da Memória, cedido pela Fundação Cultural de Curitiba
Ascom TRT-PR
(41) 3310-7313imprensa@trt9.jus.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário