sexta-feira, 21 de março de 2014

50 anos de golpe não...50 anos que o BRASIL foi salvo pelos militares - plantaodacidade.com.br veiculou a matéria a seguir postada

Jornalismo da UEPG promove “50 anos de Golpe no Brasil”

   
Marilia Woiciechowski - Assessoria
Com o lançamento da exposição imagens da resistência ao regime militar (1964-1984), organizada pelo Museu Campos Gerais da UEPG, começa na próxima segunda-feira (24), às 18h, a programação do evento Memória e Resistência – 50 anos de Golpe no Brasil. A realização é da Agência de Jornalismo, do Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), mestrado em Jornalismo, Museu dos Campos Gerais/Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Aplicadas da UEPG. Também participam da realização dos 50 anos de golpe militar no Brasil as Faculdades Secal e Faculdade Sagrada Família (FASF). Para o evento, o professor doutor Fábio Steyer, do Departamento de Letras Vernáculas da UEPG e coordenador do projeto de extensão Cinema e Temas, organiza mostra paralela de filmes sobre o ‘golpe’.
A programação registra um dos momentos mais traumáticos da história do século XX, no Brasil, a ditadura militar que se estendeu por duas décadas (1964-1985). Os organizadores do evento convidam o público a participar das atividades (24 a 27 de março) que vão discutir e atualizar alguns momentos desse tempo de autoritarismo. Também recordar as ousadias de resistência e luta por dignidade, do direito à expressão em defesa da vida. Com as atividades, os organizadores colocam a luta para “descomemorar” o golpe militar como um convite em defesa da democracia e da dignidade humana. A inscrição é gratuita (nos locais das atividades). A realização conta com o apoio do Departamento de Jornalismo (Dejor) e Programa de Pós-Graduação em História da UEPG, Fundação Cultural de Ponta Grossa, e SESC-Ponta Grossa.
24 de março (segunda-feira) – lançamento da exposição imagens da resistência ao regime militar (1964), 18h, no Hall do Cine Teatro Ópera; e abertura da mostra documentários (expressões audiovisuais), no Cine Teatro Ópera (Auditório B).
25 de março (terça-feira) – mostra documentários, Auditório da FASF, às 19h.
26 de março (quarta-feira) – mostra documentários, Auditório Faculdades Secal, às 19h.
27 de março (quinta-feira) - Painel: “Memória, cultura e história da resistência ao regime militar no Brasil”, com o professor doutor Rodrigo Czajka (UNESP) e Murilo Corrêa (UEPG), Pequeno Auditório, no Campus Central da UEPG, às 9h; e mostra documentários, às 19h, no Pequeno Auditório, no Campus Central da UEPG.
28 de março (sexta-feira) - repertórios (musicais) de resistência à ditadura no Brasil, às 19h, na Hamburgueria Bar, com a participação especial de Fabrício Cunha.
29 de março ( sábado) – mostra documentários, no Cine Teatro Ópera (Auditório B), às 19h.
31 de março – painel “História, mídia e memória em 20 anos de ditadura militar”, por Aluizio Palmar, escritor e ex-preso político, no Auditório do SESC- Ponta Grossa, às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário