Violência nos terminais
Segurança nos terminais causa impasse entre VCG e Prefeitura
Secretário acredita que não há efetivo pra esse tipo de ação nos terminais. Imagens: André Meier
Afonso Verner | Ponta Grossa | 26/03/2014 às 20:16h |
Vereador Aliel Machado propôs que guardas municipais patrulhassem, de maneira interrupta, os terminais de ônibus da cidade.
A responsabilidade no patrulhamento dos terminais de ônibus da cidade tem causado impasse entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Viação Campos Gerais, concessionária que presta o serviço. Durante a tarde de hoje (26/03), os vereadores da cidade aprovaram, em primeira discussão, o projeto que prevê o patrulhamento de profissionais da GM nos terminais de ônibus – a empresa e a GM não entram consenso sobre o assunto.Segundo o secretário de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Ary Lovato, a responsabilidade não é “única e exclusivamente” da Guarda Municipal. “Nós estamos dentro dos terminais diariamente. Mas eu não acredito que seja possível manter uma base da Guarda, exclusivamente dentro de cada terminal”, argumentou.
O efetivo da Guarda Municipal é de 177 pessoas, divididas em quatro turnos. Para o presidente da Câmara, Aliel Machado (PCdoB), autor da proposta discutida pelos vereadores, a falta de pessoal não pode ser desculpa para a não implementação da partida. “Se cada vez que formos implementar um projeto de interesse da comunidade a falta de efetivo for desculpa, todas as áreas vão ficar estagnas”, argumentou Machado.
A Viação Campos Gerais (VCG) foi procurada e, através da assessoria de imprensa, informou que a única responsabilidade da empresa é com o controle de entrada e saída dos veículos e com a limpeza das plataformas de embarque. A proposta do vereador Aliel foi aprovada em primeira discussão e na próxima segunda-feira deve voltar a ser discutida na Câmara Municipal.
Há exatamente um mês, o portal aRede veiculou um vídeo que flagra um rapaz sendo espancado no Terminal Central da cidade – casos de roubo e vandalismo também tem sido registrado com frequência nos terminais da cidade. A estimativa é que, pelo menos, 110 mil pessoas usem o transporte público de Ponta Grossa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário