sexta-feira, 21 de junho de 2013

EDUCAÇÃO - UEPG realiza primeira edição de Olimpíada de Matemática - plantaodacidade.com.br veiculou

UEPG realiza primeira edição de Olimpíada de Matemática
Marilia Woiciechowski - Assessoria
O estímulo ao estudo da matemática orienta a realização da 1ª Olimpíada Ponta-Grossense de Matemática (1º OPM). Promoção do projeto de extensão da UEPG “Olimpíada de Matemática: promovendo a inclusão social e ajudando a mudar o cenário da educação”, o evento tem provas em duas etapas no Campus de Uvaranas da instituição: em 22 de julho, das 14 às 17h (1ª fase) – e em 19 de outubro, das 14 às 17h (2ª fase). A prova vai reunir alunos do ensino fundamental (a partir do 6º ano) e médio das escolas públicas e particulares de Ponta Grossa.
As professoras Elisângela dos Santos Meza e Carmen Lúcia Valgas, da organização da Olimpíada, explicam que o projeto visa contribuir para a melhoria do conhecimento matemático dos alunos. Ressaltam que a atividade intelectual valoriza a competência e o saber. A organização da Olimpíada conta com o apoio de acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UEPG.
Na primeira fase, os alunos inscritos vão responder questões de múltipla escolha, enquanto a segunda registra questões discursivas. Os professores e alunos envolvidos com a Olimpíada vão corrigir as provas.
Níveis e premiação
Na Olimpíada, os alunos se dividem em três níveis: ensino fundamental – 5ª (6º ano) e 6ª séries (7º ano) – Nível I; 7º (8° ano) e 8ª séries (9º ano – Nível II; e alunos do ensino médio - Nível III. A competição tem duas provas em cada nível, quando os alunos demonstram a capacidade na resolução de problemas. A organização da primeira edição da Olimpíada Ponta-Grossense de Matemática vai oferecer prêmios e medalhas para os alunos que obtiverem as maiores pontuações na segunda fase.
Netbook (1) para o aluno que obtiver a maior pontuação, independente do nível; Tablet (1) parra o primeiro colocado de cada nível (1, 2 e 3) de cada segmento (escola pública e escola particular, totalizando seis tablets); medalhas de outro (5) para os primeiros colocados de cada nível, total 15 medalhas; medalhas de prata (10) para alunos que ocuparem do 6º ao 15º lugar, por nível, totalizando 30 medalhas; e medalhas de bronze (15) para os alunos que ocuparem do 16° ao 30° lugar, por nível, igual a 45 medalhas. Ainda poderão ser oferecidos certificados de menções honrosas a critério da comissão organizadora. As escolas contempladas com alunos premiados recebem certificado de congratulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário