terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Safra - Prejuízos com seca somam R$ 3,2 bi no Paraná - SITE JMNEWS.COM.BR

Juntas, as principais culturas de verão – soja, milho e feijão da primeira safra – somam perdas de 5,03 milhões de toneladas. A soja responde por 68%

Credito: Arquivo JM Credito: Arquivo JM
O Paraná deve ter uma safra total de grãos de 30,57 milhões de toneladas de grãos
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) do Paraná reavaliou os impactos causados pela estiagem que castigou o Estado desde o final do ano passado até meados de fevereiro e constatou um aumento dos prejuízos, principalmente nas lavouras de soja. Com isso, a estimativa para a safra de verão foi revista de 22,34 milhões para 17,3 milhões de toneladas de grãos – uma redução de 23%.
Juntas, as principais culturas de verão – soja, milho e feijão da primeira safra – somam perdas de 5,03 milhões de toneladas. A soja responde por 68% desse volume. No total, o prejuízo financeiro foi de R$ 3,29 bilhões.Apesar da queda de produção, o levantamento de safra do Departamento de Economia Rural (Deral) para o ano de 2012, divulgado ontem para uma safra total de grãos de 30,57 milhões de toneladas de grãos, a quarta melhor da história do Estado. Esse levantamento apresenta a primeira estimativa de produção para o trigo e a segunda para o milho safrinha, culturas cujo plantio está em andamento e que podem compensar em parte os prejuízos acumulados durante a safra de verão.
Leia a matéria na integra no JM impresso.

Publicado em 28 de Fevereiro de 2012, às 01h00min | Autor: Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário