Moda: tendências apontam para um inverno nobre
Conheça as tendências apresentadas no Fashion Rio e na São Paulo Fashion Week que saíram das passarelas para circular em breve pelas ruas
Confira o vídeo dos desfiles da SPFW
Maquiagem
A make de inverno veio com duas novidades. Nos olhos, sombras metalizadas, terrosas e até um risco de delineador dourado. Para combinar com lábios quase neutros ou, ao contrário, bocas escuras, ameixa, brilhantes – o hit da estação.Acessórios
Botas? Dê preferência para as curtas. Elas estão vindo em saltos altíssimos, imitando tênis, em couro e acabamento metalizado. As de cano longo não apareceram como tendência, mas clássicas que são, podem ir para as ruas. Para os homens, coturnos.O que se viu nas duas semanas de moda, que determinam os rumos da confecção nacional, foi um inverno classudo e sofisticado. Para eles, a elegância de costumes bem cortados, muito tricô e algum resquício de rebeldia nas peças em couro e silhuetas ajustadas para definir mais o corpo. Para elas, a feminilidade das cinturas no lugar, das silhuetas bem comportadas (assim como os comprimentos midi ou, no máximo, na altura dos joelhos), dada aos bordados e às rendas – que sobrevivem ao verão.
Uma boa aposta são os vestidos leves (de voile ou renda), enriquecidos e salpicados com miçangas, para serem usados sob casacos. Ou nos conjuntinhos, que repetem o material ou a estampa nas duas peças (calça ou saia e blusa). Tudo com cara de meia-estação (principalmente lá no Fashion Rio) e pronto para ser usado com um agasalho mais encorpado – pelo menos nesta parte bem mais abaixo da linha do Equador. A SPFW trouxe boas opções deles, em formatos levemente descolados do corpo, muitos com cara de paletós roubados do marido ou feitos em tricô bem rústico.
O preto apareceu mais, como sempre, só que com um diferencial importante: a cor sóbria e invernal veio em tratamentos e materiais variados, como couro, envernizados, vinil, lã, pele, tecidos tecnológicos e borracha. Houve coleções quase que completamente dedicadas a ele. Os tons terrosos também tiveram espaço, em composições monocromáticas ou não, assim como o branco total. Preto e terrosos são facilmente aplicados nas produções invernais: são básicos, combinam entre si, podem ser usados sozinhos e com outras cores. Sem contar que são ótimas companhias para os bordados e os metalizados – sobre couro, nas rendas, no lurex, nos bordados, nos banhos sobre os tecidos. E, falando em tecidos, outro clássico volta à tona: o veludo.
O resumo da ópera é que o frio virá embalado em muita coisa já vista, só que revista pela tecnologia da costura, da modelagem e dos tecidos dos novos tempos. Será muito provavelmente uma temporada de roupas elegantes – para eles e elas –, materiais nobres (couro, lã e veludo) e efeitos marcantes. O melhor é eleger uma tendência, misturá-la a alguns clássicos do guarda-roupa e tratar de se aquecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário