quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ATÉ TÚ POLICIA FEDERAL???? VERGONHA ESSE PAÍS DOS PICARETAS TRAVESTIDOS.

PF faz operação-padrão em aeroportos de sete Estados e do DF

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA
DE RECIFE
DO RIO
Atualizado às 13h57.
Policiais federais fazem operação-padrão nos aeroportos de sete Estados e do Distrito Federal nesta quinta-feira. Em Curitiba, o sindicato da categoria finalizou o ato às 11h30 porque houve superlotação do pátio das aeronaves e alguns pousos tiveram que ser transferidos. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília os atos devem começar a partir das 16h (leia abaixo).
PF faz operação em aeroporto do RS; ato acontecerá em SP e RJ
Sem acordo, Polícia Federal promete parar aeroportos
Greve faz empresa orientar passageiros a antecipar voo
Reajuste único para servidores está descartado, afirma secretário
A operação é um protesto organizados pelos sindicatos da categoria de cada Estado, em greve desde o último dia 7.
Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), os profissionais estão sem aumento desde 2005, e o salário inicial, de R$ 7.200 está defasado. Os profissionais reivindicam um aumento, em cinco anos, chegando até R$ 13 mil, equiparando com outras carreiras, como de auditores da Receita ou agentes da Abin.
No aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, a ação dos policiais contou com 15 agentes e começou às 6h30. Em dias normais, apenas dois agentes cuidam da fiscalização das bagagens e da verificação dos documentos dos passageiros.
Às 13h de hoje, 38 voos estavam atrasados no Afonso Pena --seis deles com atrasos superiores a uma hora. Outras 15 partidas foram canceladas.
Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo/Folhapress
Operação-padrão da PF causa transtornos no aeroporto Afonso Pena, no Paraná
Operação-padrão da PF causa transtornos no aeroporto Afonso Pena, no Paraná
O presidente do sindicato, Fernando Vicentine, afirmou que o pátio de aeronaves ficou cheio por volta das 11h, e a superlotação fez com que alguns pousos fosse desviados. "Por isso decidimos parar", afirma Vicentine.
A Infraero (estatal que administra os aeroportos), no entanto, diz que não houve problemas na operação do aeroporto devido à atuação dos PFs. Às 12 horas, o movimento já estava normal, e apenas dois voos estavam atrasados.
Em Porto Alegre, a operação-padrão no aeroporto internacional Salgado Filho também começou às 6h30 e tinha previsão de terminar apenas às 18h.
De acordo com o sindicato do Estado, 14 policiais estão no aeroporto fiscalizando todos os passageiros antes do embarque. Em dias normais o número de agentes é de apenas três no aeroporto.
A operação chegou a causar filas por cerca de uma hora nos portões de embarque do Salgado Filho por volta das 7h40, segundo a Infraero. Às 12h, no entanto, a situação estava normalizada.
A operação também não afetava os voos no aeroporto. De acordo com balanço das 12h da Infraero, dos 50 voos domésticos programados, apenas quatro sofreram atrasos e dois cancelados. Já entre os voos internacionais, nenhum sofreu atraso ou cancelamento.
Em Mato Grosso do Sul, o sindicato informou que desde o meio-dia (horário de Brasília) está consultando no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos a ficha de cada passageiro que embarca no aeroporto internacional de Campo Grande ou que tenta cruzar a fronteira com a Bolívia.
A previsão é que a operação-padrão vá até as 18h e seja repetida na segunda-feira (20). Até às 13h, não havia registro de problemas por conta do protesto.
Em Pernambuco, os policiais federais realizaram operação-padrão no aeroporto de Recife, na área de embarque internacional. O único voo internacional previsto atrasou cerca de uma hora.
Segundo o presidente do sindicato do Estado, Marcelo Pires, os grevistas pretendem ampliar o protesto para embarques domésticos, no final da tarde desta quinta-feira. A fiscalização das bagagens nesse setor é feita por equipes terceirizadas. "Vamos tirá-los e assumir o controle", disse Pires.
OUTRAS OPERAÇÕES
Em Goiás, os policiais federais vão interromper, a partir das 14h, a fiscalização do embarque armado de quem tem porte de arma, única função deles no aeroporto de Goiânia. A operação dos aparelhos de raio-X é feita por funcionários terceirizados e, portanto, não será afetada.
No aeroporto do Galeão, no Rio, o ato começará às 16h e deve terminar por volta de 21h, justamente no horário em que se concentram a maior parte dos voos para Europa e Estados Unidos.
A ação dos agentes, que aumentarão de 20 para 60 no aeroporto, deve provocar filas maiores que as já registradas nos últimos dias. Idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo serão encaminhados diretamente para o check-in, afirma o sindicato.
Em São Paulo, a operação-padrão deve começar às 16h30 no aeroporto internacional de Guarulhos. Em Campinas (93 km de São Paulo), o sindicato dos policiais afirma que os agentes farão uma manifestação no aeroporto de Viracopos a partir das 18h. Em princípio, eles iriam auxiliar os colegas que farão operação-padrão no aeroporto internacional de Guarulhos, mas decidiram organizar um protesto separadamente.
Já em Brasília, quatro agentes intensificaram a fiscalização às 16h no aeroporto internacional Presidente Juscelino Kubitschek. Agentes, escrivães e papiloscopistas da PF estão reunidos na Superintendência da Polícia Federal e de lá seguirão para o aeroporto.
Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário